(Exclusivo) Mértola: Jorge Machado vai ser o novo comandante dos bombeiros.

Após concluir o Curso de Formação de Comando, que está a frequentar, Jorge Machado, dos Bombeiros Sapadores de Faro, vai comandar os Bombeiros Voluntários de Mértola.

Jorge Machado (à esquerda na foto), 42 anos, bombeiro sapador de 2ª classe, do Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro, com vinculo contratual com a Câmara de Faro, a quem pediu um ano de licença sem vencimento, deverá assumir durante o próximo mês de Junho, o posto de comandante dos Bombeiros de Voluntários de Mértola, cargo que está a ser exercido em substituição, pelo 2º comandante, Jorge Santos (à direita na foto), apontado como um “Homem da Casa”.

A frequentar o Curso de Formação de Comando (CFC) na Escola Nacional de Bombeiros (ENB), Jorge Machado, está já na terceira das quatro semanas da formação, que após concluir com aproveitamento o CFC, tomará pose após a nomeação por parte da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

O curso na ENC, em Sintra, com uma semana dedicada a “Legislação”, a segunda semana decorreu no Pólo de São João da Madeira sobre “Incêndios Urbanos/ Industriais”, a terceira semana que está decorrer no Pólo da Lousã, versa “Incêndios Florestais”, regressando de novo a Sintra para concluir com “Acidentes Multivítimas”.

Desde 19 de dezembro de 2015 e até 1 de novembro de 2018, os Bombeiros Voluntários de Mértola, tiveram como comandante José Palma, e o comando era completado por Carlos Rosa (2º comandante) e Jorge Santos (Adjunto de Comando). Com a saída de José Palma, Carlos Rosa foi promovido a comandante em substituição, cargo que ocupou até 1 de março de 2019, tendo Jorge Santos como adjunto de comando.

Desde o passado mês de março que o número dois da corporação, Jorge Santos, assumiu o cargo de comandante em substituição, estando o cargo de Adjunto de Comando por preencher, o que deverá acontecer quando Nelson Viegas, concluir a formação.

Após a posse de Jorge Machado como comandante, a estrutura de Comando dos BVM, volta a ficar completa, com Jorge Santos a ser 2º comandante e Nelson Viegas, o Adjunto de Comando.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo