(Exclusivo) Fª do Alentejo: Cinco cidadãos romenos detidos por recetação de material furtado.


A GNR “esconde investigação” que o Lidador Noticias acompanha há muito tempo. Depois de dois cidadãos romenos em prisão preventiva, mais cinco membros de um gangue, foram detidos, mas vão sair em liberdade.

Cinco cidadãos romenos, com idades entre os 20 e os 40 anos, foram detidos durante o dia de ontem pela GNR, na sequência de uma operação desencadeada para recuperar material furtado em diversos tipo de estabelecimentos comerciais e explorações agrícolas.

Estas detenções seguem-se à detenção e posterior colocação em prisão preventiva de mais dois cidadãos romenos, de 19 e 29 anos, integrantes do mesmo grupo, no passado sábado em Ferreira do Alentejo, na pose de artigos furtados em Portugal e Espanha.

Munidos de mandados de busca e detenção, os militares fizeram buscas em diversas localidades dos concelhos de Ferreira do Alentejo e Aljustrel. Foi num armazém agrícola localizado na Aldeia do Rouquenho, a cerca de 12 quilómetros de Ferreira do Alentejo, onde foi encontrado o maior parte do material furtado.

Motas, televisões, jantes de carros, motores, rodas, caixas de velocidades, sistemas de som, varejadores agrícolas e muito outro material foi encontrado no local, que já tinha sido usado par albergar trabalhadores agrícolas de origem romeno.

É convicção das autoridades que o material era enviado para a Roménia onde era vendido. As pessoas da aldeia viram por diversas vezes camiões com contentores entrar no armazém, mas nunca suspeitaram que era um esconderijo de material furtado.

Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), como não foram apanhados em flagrante delito, os cinco indivíduos vão ser constituídos arguidos, mediante termo de identidade e residência (TIR), pelo crime de recetação de material furtado.

Primeiras detenções

No passado dia 16, a GNR intercetou dos dois homens faziam-se transportar-se num furgão VW longo, de rodado duplo, quando foram surpreendidos pelos militares da GNR, numa operação de rotina junto à localidade de Ferreira do Alentejo, com a viatura carregada de objetos, cuja proveniência não souberam, ou não quiseram explicar.

Depois da vistoria e promovidas algumas diligências por furtos ocorridos em dois estabelecimentos de venda de veículos nos distrito de Évora, na localidade de Viana do Alentejo, e Faro, e numa fábrica de transformação de carnes em Rosal de la Frontera (Espanha), foi possível apurar que os homens tinham efetuado o furto dos mesmos.

Presentes na segunda-feira a um Juiz de Instrução Criminal em Ferreira do Alentejo, foi-lhes decretada a prisão preventiva tendo sido conduzidos ao Estabelecimento Prisional de Beja.

Outro furto

Na madrugada de 29 de dezembro, pelo menos quatro indivíduos entraram num stand de automóveis, localizado junto ao IP2, na chamada Variante Exterior, em Beja e furtaram diversas peças de viaturas Mercedes, que se encontravam em exposição para venda.

Ao LN, António Lampreia, proprietário do stand de automóveis, mostrava-se agastado com o furto, cujo prejuízo deverá rondar os 10.000 euros. “Num espaço de seis anos é o terceiro assalto. Um dia isto termina numa tragédia”, justificou.

Há três anos, introduziram-se no armazém e com um maçarico cortaram o cofre e furtaram diversos bens valiosos, tendo feito o mesmo na casa de habitação do espaço. Há seis anos, furtaram a António Lampreia três carrinhas VW Passat, que nunca mais foram encontradas.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg