(Exclusivo) Beja: Ministro da Defesa visita segunda-feira a BA 11.

O ministro da Defesa visita na segunda-feira a Base Aérea 11, em Beja. Será a primeira visita à infraestrutura militar desde que assumiu o cargo a 15 de outubro do ano passado.

João Gomes Cravinho, ministro da defesa vai visitar a Base Aérea 11, a informação foi apurada pelo Lidador Notícias junto de fonte militar. Será a primeira visita do responsável pela pasta desde que há certa de quatro meses assumiu a liderança da Defesa.

“Conhecer os cantos à casa” será uma das ideias da visita de João Gomes Cravinho, a que certamente também estará ligada a possível transferência de duas esquadras para a BA 11, com a concretização das alterações consignadas para a Base do Montijo,como aeroporto complementar de Lisboa.

Numa recente entrevista, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), general Manuel Rolo, revelou que a construção do aeroporto complementar no Montijo implicará a transferência das Esquadras 101 da BA 1, em Sintra, e da 502, da BA 6, no Montijo, para a BA 11, em Beja.

Apôs uma audiência parlamentar, o general Manuel Rolo revelou que espera para breve, a deslocalização da Esquadra 101 (Roncos), aeronaves Epsilon, que servem missões de instrução elementar e básica da FAP, da Base Aérea 1, Sintra, para a Base Aérea 11, em Beja.

A deslocalização das aeronaves Epsilon e do simulador, bem como a construção de um depósito de combustível e a criação de estruturas de alojamento para os militares são os projetos que têm “mais urgência” e deveriam ocorrer durante 2019, declarou. A retirada dos Epsilon da Base de Sintra é “uma necessidade absoluta” que também decorre da reestruturação do espaço aéreo, disse.

O General CEMFA, revelou que a Esquadra 502 vai para a base de Beja e os helicópteros atualmente naquela base são transferidos para Sintra, entre as alterações previstas.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo