(Exclusivo) Beja: Câmara “muda-se” para o edifício da Expobeja após a Ovibeja.

Os serviços da Câmara Municipal de Beja que funcionam nos Paços do Concelho, vão mudar-se em maio de 2019, para o Edifício Administrativo da ExpoBeja, no Parque de Feira “Manuel Castro e Brito”.

O edifício dos Paços do Concelho vai entrar em obras logo após a conclusão da Ovibeja, que se realiza entre 24 e 28 de abril de 2019 e todos os serviços da Câmara Municipal de Beja vão mudar-se para o Edifício Administrativo da ExpoBeja, conhecido como “Edifício Azul”, dada a pintura de uma das suas fachadas.

Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), já existe Projecto de Execução de Obra, não sendo ainda conhecido o valor do custo da obra, que deverão durar entre 10 meses e um ano. As grandes intervenções passam pela construção de um elevador e da intervenção na cobertura do edifício (clarabóia), que face há erosão que tem sofrido ao longo dos anos, já apresenta grandes debilidades, nomeadamente no capítulo da impermeabilização, sendo constantes as infiltrações, sempre que chove.

Após a conclusão da Ovibeja, o “Edifício Azul”, onde entre outros funciona o secretariado da feira, vai receber os serviços e os mais de três dezenas de trabalhadores da autarquia de Beja.

Segundo foi possível apurar as reuniões quinzenais do Executivo da Câmara de Beja, irão decorrer no Auditório do Edifício da ExpoBeja, por for,a a puder acolher os munícipes que queiram marcar presença, uma vez que as reuniões são públicas.

Recorde-se que em 23 de julho de 1947, um incêndio destruiu parte do edifício dos Paços do Concelho, causando danos materiais “avultados”, destruindo por completo a cobertura do espaço.

Abel Viana, Arquivo de Beja, vol. IV, fasc. III e IV, Julho- Dezembro 1946, pp. 364-365, sobre o incêndio escreveu: “No dia 23 de Julho de 1947, pelas 18, devido provavelmente a um curto circuito, ateou-se o fogo nas águas furtadas do edifício dos Paços do Concelho, onde se encontrava instalado o arquivo camarário”.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On