Elvas: GNR apreende 33 milhões de euros em artigos para o lar e detém 3 indivíduos por fraude fiscal.


Militares da Unidade de Acção Fiscal (UAF) detiveram ontem, dia 3 de Março, três indivíduos por fraude fiscal qualificada na região de Lisboa, Coimbra, Elvas e Campo Maior, tendo sido apreendidos artigos para o lar no valor de 33 871 500 euros.

GNR_800x800Segundo revela o Campomaiornews, no âmbito da operação, foram realizados 27 mandados de busca (11 domiciliários e 16 não domiciliários) e três mandados de detenção relativamente a operadores económicos suspeitos da prática do crime de fraude fiscal qualificada.
Para além dos três detidos, foram ainda constituídas arguidas cinco pessoas singulares e três pessoas colectivas, tendo sido apreendido: Diversos artigos para o lar como colchões ortopédicos, poltronas de massagens, almofadas ortopédicas, rôbots de cozinha, faqueiros, trens de cozinha, aspiradores, máquinas de massagens, num valor total estimado de 33.871.500 euros; · 44 455 euros em cheques; · 8 115 euros em numerário; · Três armas de fogo; · 122 munições de diversos calibres; · Equipamentos informáticos de armazenamento de dados e documentos de suporte à actividade.
A operação incidiu sobre operadores económicos que se dedicam à realização de viagens em território nacional e espanhol com o objectivo principal de garantir a venda ao público dos mais diversos artigos para o lar, essencialmente ligados à saúde e bem estar. Através desta actividade garantiam grandes margens de lucro, não emitindo as respectivas facturas justificativas de cada transacção, sendo-lhes assim possível a apropriação dos valores devidos ao Estado em sede de IVA.
Além deste imposto, os operadores económicos ocultavam os rendimentos em sede de IRC e IRS, remetendo quase na totalidade os proveitos ilicitamente obtidos para o Brasil. Esta acção foi realizada em conjunto com a Direcção de Finanças de Portalegre, apoiadas pelo Destacamento de Intervenção do Comando Territorial de Portalegre, no âmbito de uma investigação delegada pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Évora. Os detidos serão presentes ao Juiz de Instrução Criminal ainda durante o dia de hoje.

Share This Post On
468x60.jpg