Despiste: Quinto acidente com camiões de transporte de minério a partir de Aljustrel.

Cinco acidentes com camiões de transporte de minério já provocaram sete feridos. O último ocorreu com um camião carregado e a fazer uma subida. O condutor pode ter adormecido.

Sete feridos, quatro dos quais ficaram encarcerados e que foram transportados para o Serviço de Urgência, é o resultado de cinco acidentes envolvendo viaturas pesadas de mercadorias de matrícula espanhola que fazem o transporte de minério das minas de Aljustrel para o complexo mineiro de Huelva.

Todos os acidentes ocorreram na Estrada Nacional (EN) 122, dois antes de Mértola e os outros três depois após passar a vila alentejana, sendo que quatro foram despistes e uma colisão.

O último acidente ocorreu na quarta-feira, cerca das 13,00 horas, no sentido norte/sul, 500 metros após a ponte da Ribeira do Vascão, na ligação entre Mértola e Vila Real de Santo António, já no concelho algarvio de Alcoutim.

O condutor sofrido ferimentos ligeiros, mas face ao aparato do despiste, inicialmente houve suspeitas de que o indivíduo podia correr risco de vida, tendo sido acionado o helicóptero do INEM, estacionado em Loulé, acabou por ser desmobilizado.

O excesso de velocidade e a possível sonolência do condutor terão estado na origem do acidente, já que a viatura estava carregada de minério e iniciara uma subida, foi à berma de depois de regressar à estrada acabou por capotar.

No local estiveram 17 operacionais dos Bombeiros de Alcoutim, INEM, GNR, apoiados por cinco veículos e um meio aéreo. O trânsito esteve condicionado durante várias horas na EN122.

Teixeira Correia

(jornalista)

Foto: Direitos reservados

Share This Post On
970x90_logo