COVID-19: Câmara de Mértola confirma caso no Centro Social dos Montes Altos.

A Câmara Municipal de Mértola anunciou na sua página oficial que “foi hoje registado o primeiro caso positivo de COVID-19 no concelho.”

Num comunicado assinado pelo presidente da autarquia, Jorge Rosa, é dado conhecimento que se trata de “uma utente do Centro Social dos Montes Altos, freguesia de Santana de Cambas”.

O presidente da Câmara de Mértola justifica que “após a confirmação oficial pela Direcção Geral de Saúde foram de imediato accionados os procedimentos adequados à situação. As instalações do Centro Social dos Montes Altos foram encerradas, e os utentes e funcionários irão permanecer no interior do edifício, até serem efectuados os testes a todos e a todas”, remata.

O Município, acrescenta que “a coordenação da situação é da responsabilidade da Direcção Geral de Saúde, a qual começou imediatamente a realizar testes aos utentes e aos funcionários”, concluíram.

Segundo apurou o Lidador Notícias, trata-se de uma senhora de 95 anos, que está internada no Hospital de Beja, na sequência de uma queda que ocorreu no lar do Centro Social no passado sábado, tendo inicialmente sido transportada para o Centro de Saúde de Castro Verde numa viatura da instituição.

Posteriormente e dado o seu estado de saúde foi transportada pelo Bombeiros Voluntários de Ourique para o Hospital de Beja, onde viria a ser alvo de uma intervenção cirúrgica. Susceptível de ter alta médica foi sujeita ao teste da Covid-19 que se veio a revelar como positivo.

Junto de fonte dos Bombeiros Voluntários de Ourique, o LN confirmou que os três elementos da corporação que fizeram o transporte da idosa para Beja, já estão em isolamento aguardando que lhes sejam os testes de despistagem do Covid-19.

Na manhã de hoje, o LN tinha revelado que “há ainda um caso positivo num concelho do distrito, mas que não faz parte dos dados hoje revelados que deverá ser assumido durante a reunião de amanhã”. Este era o caso, mas como o mesmo não era assumido oficialmente, não foi revelado o concelho a que pertencia.

Distrito de Beja: dezoito casos positivos, dois em lares.

Com este, são dezoito os casos positivos no distrito, sendo que 17 dizem respeito a quatro dos 13 concelhos que estão na área de influência da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) e Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e 1 na área da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) e Unidade Local de Saúde do Alentejo Litoral (ULSAL), em concreto o concelho de Odemira.

Lista por concelhos: Serpa- 11, Beja- 3, Almodôvar- 2, Mértola e Odemira- 1 cada.

O outro caso em um lar registou com uma mulher, de 80 anos, utente do Centro Social São Jorge e Senhora das Pazes, em Vila Verde de Ficalho, que desde segunda-feira está também internada no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.

A instituição tem 36 utentes que já foram sujeitos a testes que deram negativos. Quanto aos funcionários aguardam-se os resultados, tendo uma funcionária, que de forma voluntária, fez os testes, antes da deteção do caso na utente no lar, dado negativo.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo