COVID-19: Idosa de lar de V.V. de Ficalho infetada. Há 11 casos no distrito de Beja.


Uma idosa de um lar em Vila Verde de Ficalho (Serpa) está infetada com Covid-19 e internada no Hospital de Beja. O distrito de Beja tem onze casos positivos. O concelho mais afetado é Serpa.

Uma mulher, de 80 anos, utente do Centro Social São Jorge e Senhora das Pazes, em Vila Verde de Ficalho, concelho de Serpa, está infetada com Coronavírus e está internada no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.

A instituição tem 36 utentes e a octogenária apresentou sintomas da doença, foi transportada na segunda-feira pelos Bombeiros de Serpa para o Hospital de Beja onde fez os testes, e face ao estado de debilidade ficou internada. A instituição foi ontem informada do resultado, como positivo para Covid-19.

O Lidador Notícias (LN) apurou junto de fonte ligada ao sistema da Saúde/Proteção Civil que no distrito de Beja existem 11 casos positivos (por concelhos: Serpa-5, Beja-3, Almodôvar-2 e Odemira-1), há 68 pessoas em vigilância ativa e 81 que aguardam resultados. Nos dados revelados hoje pela Direção Geral de Saúde (DGS) existem 54 casos positivos no Alentejo, mas em nenhum concelho apresenta três ou mais infetados por Covid-19.

O concelho com mais casos é o de Serpa, com cinco pessoas infetadas, sendo que quatro são em Vila Verde de Ficalho, incluindo a utente do lar do Centro Social São Jorge e Senhora das Pazes. No concelho de Beja, há três casos, situação que foi confirmada por Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja e responsável da Proteção Civil Municipal, sendo que dois estão ligados a um grupo de pessoas que regressou da Argentina, após uma viagem com escala em São Paulo, no Brasil.

Almodôvar apresenta dois casos, um deles é um emigrante de 60 anos, natural de Bragança e com residência há mais de 20 anos naquela vila, e que no passado dia 24 de março, viu confirmado como positivo o teste do Covid-19, naquele que foi o primeiro caso no distrito de Beja.

O indivíduo, construtor civil em França regressou a Portugal e sentiu sintomas que poderiam configurar a contaminação por Covid-19. Contatou a linha Saúde 24, tendo-lhe sido dado a indicação para seguir para o Hospital de Beja, o que fez de forma isolada no seu automóvel.

Em Odemira há também confirmado uma situação positiva, o de um cidadão de nacionalidade indiana, de 46 anos, que tinha chegado de Lisboa, e que viva na freguesia de Longueira/Almograve, cujo caso foi confirmado no dia 25 de março, pelos serviços da Proteção Civil Municipal daquele concelho.

Em quarentena, no Pavilhão Desportivo da Escola Básica EB 2,3, de São Teotónio, está um grupo de cerca de duas dezenas cidadãos nepaleses, ligados ao trabalho agrícola.

De acordo com os dados revelados ao início da tarde desta quarta-feira pela DGS, no Alentejo há 54 casos positivos para Covid-19. Évora tem 15 casos, Grândola tem 6, Reguengos de Monsaraz tem 5 e Grândola e Sines tem 3 casos cada um, num total de 32 casos. Os restantes 22 casos positivos estão distribuídos pelos restantes 42 municípios da região Alentejo, sendo que na lista da DGS, não surgem num concelho com três ou mais casos.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg