Covid-19: Dois municípios espanhóis pedem encerramento de fronteiras com Portugal.

Em causa estará a proximidade das regiões a Reguengos de Monsaraz, onde há um surto de Covid-19 ativo.

Os municípios de Villanueva del Fresno e Valencia del Mombuey, situados em Badajoz – que faz fronteira com o Alentejo – enviaram uma carta à delegada do Governo da Estremadura, Yolanda García Seco, a solicitar o encerramento das fronteiras com Portugal. Em causa estará a proximidade a Reguengos de Monsaraz, onde há um surto de Covid-19 ativo.

No documento, os autarcas das duas regiões apelam a que “os procedimentos para o encerramento das fronteiras nos municípios sejam iniciados com urgência, permitindo-se apenas a passagem aos trabalhadores transfronteiriços”.

Ramón Díaz Farías, autarca de Villanueva del Fresno, e Manuel Naharro Gata, de Valencia del Mombuey, pedem ainda um “protocolo de saúde pública transfronteiriça, bem como a adoção de quaisquer medidas necessárias para o controle e isolamento da Covid-19”.

Pese embora na carta não se refira expressamente que na base do pedido está o surto de Reguengos de Monsaraz, avança a imprensa espanhola que esse é o motivo.

A cidade portuguesa onde já morreram 16 pessoas devido à Covid-19, localiza-se a 35 quilómetros de Villanueva, em Espanha.

Share This Post On
970x90_logo