Colos/ Odemira: Bloco de Esquerda denuncia fecho do balcão da CGD.

A agência de Colos, concelho de Odemira, da Caixa Geral de Depósitos (CGD) será um dos balcões a encerrar até ao final do mês, ou no limite, no dia 2 de julho, a denúncia foi feita em comunicado pelo Bloco de Esquerda (BE).

Segundo o BE, o encerramento está previsto no âmbito de um plano que prevê o fecho de 75 dependências daquela instituição bancária em todo o país. Os clientes e funcionários da CGD já foram informados da decisão, assim como funcionários de empresas externas que prestam serviço na referida agência.

Face à situação, o Bloco de Esquerda solicitou ao presidente da Câmara Municipal de Odemira informação sobre este encerramento e qual a atitude que o Município pretende tomar.

“A agência de Colos da CGD é uma das três desta instituição bancária no nosso concelho, sendo que das três, não é seguramente a que tem menos volume de negócios e menos movimento de clientes. Esta é a única agência bancária em todo o interior norte do concelho de Odemira”, alerta o deputado municipal do Bloco de Esquerda, Pedro Gonçalves.

“A verificar-se mais este encerramento, será mais um golpe nestas freguesias, depois de tantos outros encerramentos de serviços essenciais, de extinção de freguesias, encerramentos de escolas, extensões de saúde, deslocalizações de farmácias e outros”, acrescenta.

Para o autarca do Bloco de Esquerda, “as Freguesias de Vale de Santiago, Colos, Relíquias e São Martinho das Amoreiras vão ver-se privadas de serviços bancários e ficar ainda mais abandonadas. Nem o Governo, nem a administração da CGD se dignaram a informar as novas vítimas desta onda de encerramentos, baseados apenas nos interesses económicos e sem olhar à realidade do território. Não se conhece oficialmente, até à data, a lista dos balcões a encerrar, mas também não houve, até ao momento, qualquer desmentido da administração da CGD, nem do Governo. Temos assistido, isso sim, a um estranho e cúmplice silêncio de ambas as partes. Porque será?”

Share This Post On