Ciclismo: Volta a Portugal, foi hoje apresentada em Lisboa. Beja é partida da 2ª etapa.

O regresso do Baixo Alentejo e do Algarve à Volta a Portugal, foram os principais destaques da apresentação da 80ª Volta a Portugal Santander Totta que ocorreu em Lisboa. Beja recebe a partida da 2ª Etapa no dia 3 de agosto.

O Teatro Thalia, em Lisboa, recebeu esta sexta-feira, a apresentação da 80ª Volta a Portugal em Bicicleta/ Santander Totta, prova que vai estar na estrada entre 1 e 12 de agosto, com início em Setúbal e final em Viseu.

A edição de 2018, assinala os 25 anos, as “Bodas de Prata”, da segunda vitória de Joaquim Gomes na “Portuguesa”, em representação da Recer/ Boavista, depois de em 1989 ter ganho a sua primeira volta, então ao serviço da Sicasal/ Torreense.

A prova vai ter 1.574,3 quilómetros, dividida por um prólogo, que se disputará em Setúbal, e dez etapas, um contrarrelógio individual e nove etapas em linha, sendo a 2ª tirada, a “Etapa Alentejo”, que vai ligar Beja a Portalegre, a mais longa da corrida, com 195,3 quilómetros (Volta Portugal 2018 Percurso).

Vão marcar presença na prova 21 equipas, sendo nove de Portugal, três de Espanha, duas da Bélgica, e uma de cada um dos seguintes países: Austrália, Israel, Ecuador, Luxemburgo, Albânia, Noruega e Roménia.

Dez anos depois a “Portuguesa” regressa a Beja, depois de em 2008, ter sido final da etapa que teve partida em Portimão e que foi ganha pelo italiano Danilo Napolitano (Lampre). A última partida da cidade “Pax-Júlia” aconteceu há 20 anos, quando em 1998, ano da Expo, o líder da corrida era o algarvio, natural de Tavira, Pedro Lopes, que corria pela LA/ Pecol.

A partida de Beja, vai acontecer na Avenida do Brasil e depois de um percurso neutralizado na cidade, terá a partida real no IP2, com passagem por São Matias, Cuba, Vila de Frades, Vidigueira, Portel, Amieira, Reguengos de Monsaraz, Redondo, Vila Viçosa, Borba, Estremoz, Monforte e a chegada a Portalegre, na Avenida Liberdade, a artéria central da “Cidade de José Régio”.

Equipas presentes

Continentais Profissionais (6): WB Aqua Protect Veranclassic (Bélgica), Caja Rural/Seguros RGA, Burgos/BH e Euskadi/Murias (as três de Espanha), Movistar Ecuador (Ecuador) e Israel Cycling Academy (Israel)

Continentais (15): W52/ FCPorto, Sporting/ Tavira, Rádio Popular/ Boavista, Vito/ Feirense/ BlackJack, Aviludo/ Louletano/ Uli, LA Alumínios, Efapel, Liberty Seguros/ Carglass e Miranda/ Mortágua (todas de Portugal), St. George (Austrália), Tarteletto/ Isorex (Bélgica), Differdange/ Losch (Luxemburgo), Amore e Vita/ Prodir (Albânia), Team COOP (Noruega) e MsTina/ Focus (Roménia).

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On