Ciclismo: Nelson Oliveira lidera a equipa da Movistar na Volta ao Algarve.

Nelson Oliveira vai ser o chefe-de-fila da equipa espanhola Movistar na Volta ao Algarve, que vai para a estrada entre 14 e 18 de fevereiro.

Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), junto de fonte da equipa da telefónica espanhola, o corredor da Anadia vai ter ao seu lado o compatriota Nuno Bico, natural de Viseu, os espanhóis, Carlos Barbero, vencedor da Volta ao Alentejo de 20214 e 2017, Hector Carretero, Jaime Castrillo e Jaime Roson e o costarriquenho Andrey Amador.

Oliveira começa a temporada na próxima terça-feira na Austrália, correndo o Santos Tour Down Under, até 21 de janeiro, na companhia de Barbero, Bico e Castrillo.

O corredor luso, especialista em contrarrelógio, foi 4º no Campeonato do Mundo no ano passado, tem na 3ª etapa da Volta ao Algarve, precisamente uma etapa na luta individual contra o cronómetro, com partida e chegada a Lagoa, na distância de 20,3 quilómetros, a grande hipótese para vencer uma etapa.

Com sete vitórias na sua carreira, profissional desde 2010, Nelson Oliveira foi Tri-Campeão Nacional de Contrarrelógio como Sub23 e quatro como Elite, três das quais consecutivas. Em 2017 foi 18º na Geral Individual a 3’20” do vencedor, o esloveno Primozs Roglic (Lotto NL/Jumbo).

A Volta ao Algarve vai ter cinco etapas, com um total de 773,5 quilómetros, com duas chegadas em alto, na Fóia e no Malhão, duas etapas planas, para sprinters, Lagos e Tavira e o contrarrelógio em Lagoa.

Aquando da apresentação, a Federação Portuguesa de Ciclismo, entidade organizadora da corrida, revelou que vão estar presentes 25 equipas, com 7 corredores cada, num total de 175 concorrentes, sendo 13 do WorldTour: BMC Racing Team (EUA), Bora-hansgrohe (Alemanha), FDJ (França), Lotto Soudal (Bélgica), Movistar (Espanha), Quick-Step Floors (Bélgica), Team Dimension Data (África do Sul), Team Katusha-Alpecin (Suíça), Team Lotto NL-Jumbo (Holanda), Team Sky (Grã-Bretanha) Team Sunweb (Alemanha), Trek-Segafredo (USA) e UAE Team Emirates (Emirados Árabes Unidos), 3 do escalão Continental Profissional: Cofidis, Solutions Crédits (França) e Wanty-Groupe Gobert (Bélgica) e 9 Continental: Aviludo-Louletano-ULI, Efapel, LA Alumínios, Liberty Seguros-Carglass, Miranda-Mortágua, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira, Vito-Feirense-BlackJack e W52-FC Porto (Portugal).

A Volta ao Algarve terá, pelo segundo ano consecutivo, transmissão televisiva em direto para mais de 50 países. A cobertura será garantida pela cadeia Eurosport, que, em Portugal, irá partilhar a transmissão com a TVI24.

Etapas

14 de fevereiro: 1.ª Etapa: Albufeira – Lagos, 192,6 km

15 de fevereiro: 2.ª Etapa: Sagres – Fóia (Monchique), 187,9 km

16 de fevereiro: 3.ª Etapa: Lagoa – Lagoa, 20,3 km (CRI)

17 de fevereiro: 4.ª Etapa: Almodôvar – Tavira, 199,2 km

18 de fevereiro: 5.ª Etapa: Faro – Malhão (Loulé), 173,5 km

Últimos Vencedores da Volta ao Algarve

2017 – Primoz Roglic (Team Lotto NL-Jumbo)

2016 – Geraint Thomas (Sky)

2015 – Geraint Thomas (Sky)

2014 – Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep)

2013 – Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep)

2012 – Richie Porte (Sky)

2011 – Tony Martin (HTC-Highroad)

2010 – Alberto Contador (Astana)

2009 – Alberto Contador (Astana)

2008 – Stijn Devolder (QuickStep)

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On