Ciclismo: Na Volta ao Algarve, o polaco Michal Kwiatkowski da Sky, tocou o céu no Alto da Fóia.

O ex-Campeão do Mundo, Michel Kwiatkowski (Team Sky) venceu a segunda etapa que terminou no Alto da Fóia e o seu companheiro de equipa Gerant Thomas, é o novo líder da Volta ao Algarve.

A equipa britânica, lançou primeiro o atual vice-Campeão do Mundo de Contrarrelógio, o biolorusso Vasily Kiryienka, que endureceu a corrida no início da subida em Monchique que partiu o pelotão.

A tirada de 187,9 kms ficou marcada por uma fuga de sete corredores que teve início ao quilómetro onde e trinta quilómetros depois teve 7’43”, o que levou algumas das principais equipas a encurtar a diferença, por forma a não serem surpreendidos.

Na fuga, o portista Ricardo Mestre, procurava manter a camisola azul, líder da montanha do seu companheiro João Rodrigues, mas o americano Ben King (Dimension Data) não teve pelos ajustes e venceu quatro das cinco contagens e assumiu a liderança da classificação.

Quando em Monchique a estrada começou a inclinar a Sky jogou a cartada para enfraquecer os adversários e Vasily Kiryienka, o terceiro elemento da equipa, ficou na frente da corrida, sendo alcançado a 1.800 metros da chegada. Depois formou-se um grupo na frente com cinco corredores que viria a atingir a meta na frente, com Michel Kwiatkowski a conseguir o triunfo na etapa, com o grupo a chegar com o mesmo tempo. Mercê de menos pontos na etapa o galês Gerant Thomas vestiu a camisola amarela.

Classificação da etapa: 1º- Michal Kwiatkowski/Pol, SKY, 4:49:51 (média de 38,896 kms/hora), 2º- Bauke Mollema/Ned, Trek/Segafredo, m.t., 3º- Geraint Thomas/Ger, SKY, m.t., 4º- Daniel Martin/Irl, Team Emirates, m.t. 5º- Jaime Roson/Esp, Movistar, m.t., 6º- Patrick Konrad/Ger, Bora/Hansgrhoe, a 03”, 7º- Bob Jungels/Lux, Quick Step, m.t., 8º- Pieter Serry/Bel, Quick Step, m.t., 9º- Vicente Rubio de Mateos/Esp, Aviludo/ Louletano e 10º- Richie Porte/Aus, BMC, m.t.

Classificação geral: 1º- Geraint Thomas/Ger, SKY, 9:37:49, 2º- Jaime Roson/Esp, Movistar, m.t., 3º- Michal Kwiatkowski/Pol, SKY, 4º- Daniel Martin/Irl, Team Emirates, m.t., 5º- 114- Bauke Mollema/Ned, Trek/Segafredo, m.t., 6º- Patrick Konrad/Ger, Bora/Hansgrhoe, a 03”, 7º- Bob Jungels/Lux, Quick Step, m.t., 8º- Pieter Serry/Bel, Quick Step, m.t., 9º- Vicente Rubio de Mateos/Esp, Aviludo/ Louletano e 10º- Louis Meintjes/RSA, Dimension Data, m.t..

Equipas: Quick Step, Pontos: Michal Kwiatkowski/Pol, SKY, Montanha: Ben King/USA, Dimension Data e Juventude: Sam Oomen/Ned, SunWeb.

Esta sexta-feira disputa-se a 3ª etapa, um contrarrelógio com partida e chegada em Lagoa, na distância de 20,3 kms. Partida do primeiro corredor às 13,55 horas e o camisola amarela vai para a estrada às 16,40 horas.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo