CEBAL: EMAS assume a presidência da direção do organismo.

Tomaram posse os novos Corpos Sociais do CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo.

A presidência deste organismo fica a cargo da EMAS, Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja, assumindo a EDIA uma das vice-presidências deste organismo.

O CEBAL é uma unidade de investigação e desenvolvimento privada, sem fins lucrativos, sediada em Beja e desenvolve a sua atividade em ligação com o tecido económico local, tendo como ponto de partida as características e o potencial da região em que se insere, nomeadamente a agricultura.

A atividade do CEBAL está estruturada de forma a desenvolver investigação prioritariamente aplicada, procurando identificar questões com impacto potencial para a economia da região e propor soluções biotecnológicas que permitam a resolução de problemas, a otimização da produção ou a certificação de produtos.

A atividade do centro está, também, direcionada para identificação e o desenvolvimento de novas oportunidades que possam ser aplicáveis à região nomeadamente nas áreas da produção vegetal, na produção animal, no processamento e melhoria dos produtos agrícolas e alimentares, na implementação de processos que permitam a obtenção de valor acrescentado a partir de subprodutos e resíduos e na pesquisa de formas de valorização de matérias-primas tradicionais.

O CEBAL-Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo comemora no corrente ano o 11º aniversário da atividade de Ciência e Tecnologia, tendo sido fundado em 2008, funcionando nas instalações da Escola Superior Agrária de Beja (ESAB), no Campus IPBeja.

Share This Post On
970x90_logo