Castelo de Vide: 2º Congresso AMAlentejo, 30 de junho e 1 de julho de 2018.

“AGIR NO PRESENTE PLANEANDO O FUTURO”, é o lema do 2º Congresso AMAlentejo, que vai decorrer em Castelo de Vide, 30 de junho e 1 de julho de 2018.

Como é do domínio público uma das propostas inscritas na Declaração de Tróia, aprovada sem votos contra, pelos participantes no Congresso AMAlentejo, que teve lugar em Tróia, a 2 de Abril de 2016,  foi  “A necessidade de se considerar retomar os Congressos sobre o Alentejo.

O seu espírito construtivo, aberto, democrático, representativo e plural, semeador de novos rumos, fator de unidade, coesão identitária e territorial, tendo presente os princípios aprovados no Congresso Alentejo XXI (XIII Congresso sobre o Alentejo) …” que teve lugar em Fevereiro de 2004, em Montemor-o-Novo.” E onde participaram cerca de mil congressistas de todo o Alentejo.

O último Congresso sobre o Alentejo, com mais de 600 participantes, teve lugar em Beja em Junho de 2008. Passaram 10 anos sem que nenhuma instituição colocasse na agenda a sua realização.

A “Resolução de Campo Maior”, aprovada por unanimidade no 1º Fórum AMAlentejo, realizado no Centro de Ciência do Café manifestou o seu acordo à proposta apresentada pela Comissão Promotora de AMAlentejo no sentido de serem consideradas para a constituição do Secretariado do 2º Congresso AMAlentejo (XVº Congresso sobre o Alentejo): o município anfitrião, as 4 CIM.s do Alentejo, Turismo do Alentejo, CRA/CCDRA, Universidade de Évora, Institutos Politécnicos de Beja e Portalegre, representantes empresariais, representantes sindicais, Casa do Alentejo e personalidades de forma a garantir a pluralidade e equilíbrio entre as diferentes sensibilidades que representam o Alentejo no Poder Local e na Assembleia da República e mandatou a Comissão Dinamizadora de AMAlentejo para proceder às diligências junto das entidades apontadas para a instalação do Secretariado.

Considerado o princípio da circulação do Congresso por todo o Alentejo a “Resolução de Campo Maior”, tendo presente que devia ser o distrito de Portalegre a receber o Congresso, aprovou a proposta do Município de Castelo de Vide como possível Município anfitrião, como possíveis, as datas de 14 e 15 de Abril de 2018 e como lema para o Congresso: “AGIR NO PRESENTE PLANEANDO O FUTURO”.

7A decisão de realizar o 2º Congresso AMAlentejo, foi tomada em 19 de maio de 2017, na Casa do Alentejo, em reunião entre elementos da Comissão Dinamizadora de AMAlentejo e o Sr. Presidente do Município de Castelo de Vide, António Pita, foi formalizada e aceite a proposta do 1º Fórum AMAlentejo no sentido do Município de Castelo de Vide ser o Município Anfitrião do 2º Congresso AMAlentejo.

Share This Post On