Beja: União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista envolvida em diversos eventos.

A União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista promove e apoia diversas iniciativas entre elas o Baile da Pinha, Férias Desportivas, Colheita de Sangue e as Marchas Populares de Beja.

Baile da Pinha

No próximo dia 23 de março, sexta-feira, pelas 14h30, no polidesportivo do Penedo Gordo, irá ter lugar o tradicional Baile da Pinha, promovido pela Rede Social.

De forma, a descentralizar as atividades destinadas à população mais idosa, escolheu-se o Penedo Gordo, como palco desta tarde que se aguarda animada e divertida, com a colaboração da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista.

Férias Desportivas

À semelhança da última pausa letiva, o Beja Basket Clube promove novamente, as “Férias Desportivas” em colaboração com a União das Freguesias de Salvador e Santa Maria e de Santiago Maior e São João Baptista.

Estas atividades irão decorrer na semana de 26 a 29 de março, no Pavilhão da Escola Mário Beirão com o seguinte horário: das 10H00 às 13H00 e das 15H00 às 18H00.

Colheita de sangue

No próximo dia 22 de março, entre as 9h30 e as 13h00, irá ter lugar uma colheita de sangue, na Casa da Cultura, promovida pela Associação Humanitária dos Dadores de Sangue de Beja e a Câmara Municipal de Beja, que contará com o apoio da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista, que se juntou a esta nobre causa.

Marchas Populares em Beja

As marchas populares já conquistaram um lugar na agenda dos bejenses.  Este ano não são exceção e no dia 30 de junho, por ocasião do São Pedro, Beja vai ser palco do desfile de Marchas Populares.  2018 é o ano que marcará o salto das já tradicionais Marchas Populares. A União de Freguesias de Salvador e Santa Maria convidou a União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista.

Apesar de darmos continuidade a um evento do anterior executivo da Junta foi nosso entendimento dar-lhe um “carimbo ” nosso de União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista a integrar este evento, desafio que foi de imediato aceite.

Nesse sentido as marchas este ano assentam em dois pilares: por um lado, fazer das Marchas Populares um evento de toda a cidade de Beja, eliminando portanto as barreiras das freguesias e integrando toda a cidade. Por outro lado, fazer das marchas populares um evento inclusivo e neste sentido serem integradas por residentes da Caritas, cercibeja e centro paralisia cerebral de Beja bem como outras associações que pretendam abraçar o desafio.

Mas as novidades este ano não se ficam por aqui. O percurso será aumentado atravessando áreas territoriais de ambas as uniões. Desta forma, começará na Rua Sousa Porto e seguirá até à rotunda do pastor. Os marchantes terão também roupas completamente novas este ano. A cor predominante dos fatos será o Rosa e o verde e o tema “União” com adereços de flores e jardinagem. A letra é comum a ambas as freguesias e realça o que de melhor existe nas 4 freguesias urbanas.

 

Share This Post On