Beja: ULSBA promove Encontro “Diabetes Melittus Tipo 1 na Escola”.

O Auditório da Escola Superior Agrária, em Beja, recebe durante todo o dia, o Encontro “Diabetes Mellitus Tipo 1 na Escola”.

Trata-se de um encontro de sensibilização para Diabetes tipo 1 direcionado para as Escolas do Distrito de Beja (profissionais docentes e não docentes), para as entidades que com elas estão relacionadas e ainda para os profissionais da área da saúde escolar (enfermeiros, nutricionistas e psicólogos).

O evento é uma organização da Equipa Multidisciplinar da Consulta de Diabetes Juvenil da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.

A Diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune, principalmente contraída numa idade juvenil e sem qualquer responsabilidade por parte do próprio, geralmente lembrada apenas no dia 14 de Novembro, Dia Mundial da Diabetes.

De acordo com os profissionais da Equipa da Consulta de Diabetes Juvenil da ULSBA, “nós, os que tratamos a diabetes e as pessoas com diabetes, pensamos nela todos os dias e várias vezes por dia, porque os cuidados a ter com a situação assim o exigem.”

Mas não são apenas os profissionais de saúde que se dedicam a esta temática. Todos os dias, quem pensa na diabetes “são também os pais e os cuidadores destas crianças e jovens. Assim, a Escola é uma parte interessada na problemática da Diabetes tipo 1 e deve exigir a sensibilização, formação e acompanhamento numa relação estreita entre a equipa pedagógica e a equipa de saúde.”

De facto, a Equipa de Saúde desloca-se à escola de cada uma das crianças que são acompanhadas na Consulta de Diabetes Juvenil da ULSBA, no sentido de prestar uma formação e um acompanhamento personalizados.

Share This Post On