Beja: Transportava heroína e cocaína escondidas nos genitais. Condenado a prisão efetiva.

Cidadão caboverdiano condenado a 5 anos de prisão efetiva por tráfico de droga. Coletivo não suspendeu a pena. Transportava heroína e cocaína escondidas nos genitais da Cova da Moura para o Algarve.

Um individuo de 36 anos, natural de Cabo Verde, residente na Cova da Moura, Amadora, foi ontem condenado por um Coletivo do Tribunal de Beja a cinco anos de prisão efetiva, por tráfico de estupefacientes. O juiz não suspendeu a pena porque considerou que o arguido “não se mostrou arrependido e não assumiu os atos praticados”, justificou.

Adelino Correia dos Santos, foi detido na tarde de 18 de julho de 2017, em plena Autoestrada 2, sentido norte/ sul, no concelho de Ferreira de Alentejo, depois de ser revistado por militares da GNR, que lhe apanharam heroína e cocaína, escondidas junto aos genitais.

Quando foi abordado pelos militares da GNR, Adelino transportava junto aos genitais, 204 pacotes de cocaína, com o peso total de 97,209 gramas e 80 pacotes de heroína, com o peso total de 53,143 gramas. Numa busca à residência na Cova da Moura, onde vivia com a companheira, foram encontrados 300 euros, que eram “guardados por uma criança”, situação que o juiz Vítor Maneta, considerou como “provenientes de atos ilícitos”, sustentou.

O magistrado deu como provado que “apesar de receber subsídio de emprego”, o arguido vivia do tráfico de droga, abastecendo consumidores em Almacil, Quarteira e Vilamoura. O individuo permanecia 2/3 dias no Algarve até escoar o estupefaciente e regressava à Cova da Moura, para “abastecer” e no mesmo dia rumava a sul.

Por se encontrar em situação irregular em Portugal, o arguido enfrentava a pena de expulsão, mas o Coletivo considerou que as provas apresentadas, faziam antever que “iria regularizar a situação”, tendo escapado à extradição.

Arlindo Santos, vai aguardar em prisão preventiva, no Estabelecimento Prisional de Beja, o trânsito em julgado da pena.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On