Your SEO optimized title

Beja: Sete arguidos julgados por tráfico de droga. Apreendidas 11.755 doses de haxixe.

Processo por tráfico de estupefacientes, começou ontem a ser julgado no Tribunal de Beja. Tem sete arguidos, três estão em prisão preventiva. Em duas operações foram apreendidas ao grupo 11.755 doses de haxixe.

Sete arguidos, seis homens e uma mulher, três dos quais se encontraram em prisão preventiva, com idades entre os 20 e os 40 anos, começaram ontem a ser julgados no Tribunal de Beja, acusados em co-autoria e na forma consumada, na prática de um crime de tráfico de produtos estupefacientes.

O início do processo remonta a janeiro de 2015, quando parte do grupo foi surpreendido pela PSP de Beja, junto a um estabelecimento de ensino, tendo na sua posse 70,712 gramas de cannabis (vulgo haxixe) e 44,39 gramas de folhas de liamba.

Oito meses depois e numa operação de rotina da GNR na zona de Beja, que desconfiou da presença de duas viaturas dissimuladas numa estrada de terra batida, foi feita nova apreensão, desta feita 204 bolotas de haxixe, que davam para 9080 doses individuais. Numa das viaturas foi ainda apreendida uma caçadeira e munições e em buscas domiciliárias aprendidos um revolver, munições e haxixe.

Só em março do corrente ano (foto da apreensão), a PSP levou a cabo uma operação que terminou com a detenção de dois homens e uma mulher, que estão em prisão preventiva, e a constituição de mais quatro arguidos. Elementos da Esquadra de Investigação Criminal (EIC) montaram uma vigilância e perseguição ao trio, que se fez deslocar em dois automóveis a Espanha para transportar estupefaciente.

Uma das viaturas e o respetivo condutor foram neutralizados pelos agentes da EIC, em Mértola, a 50 quilómetros de Beja, tendo na sua posse 1.337 gramas de haxixe, suficiente para 2675 doses de individuais. Os dois elementos do grupo foram intercetados perto de Beja, tendo na sua posse 0,69 gramas de haxixe e quatro telemóveis.

Além da droga e aparelhos apreendidos, e a detenção dos três arguidos, foram também apreendidas as duas viaturas onde se faziam deslocar.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On