Beja: Quinta-feira da Ascensão é Feriado Municipal.

Face à pandemia do Covid-19 não se realiza a tradicional cerimónia de atribuição de medalhas de mérito municipal e as medalhas de Ouro, Prata e Bronze aos funcionários da Câmara Municipal. Além de Beja, este dia é celebrado em mais 30 municípios como Feriado Municipal.

Pelas 12h30, a Câmara Municipal de Beja, vai inaugurar o Mupi Interativo, que se localiza no Jardim do Bacalhau. Este equipamento, financiando no âmbito da candidatura ‘Cidades que se Contam – Estratégia de Animação cultural e promoção turística de Beja’, componente ‘Sinalização Informativa e Direcional’, irá permitir que munícipes e visitantes tenham acesso a informação turística e patrimonial, assim como à agenda cultural, a todo o momento.

Nesta consulta, poder-se-á registar a visita a Beja com uma fotografia, onde o castelo ou o museu regional são cenários de fundo. Este é o primeiro de dois equipamentos com estas características a ser instalado no concelho, seguindo-se a instalação de outro junto ao Castelo e que ficará disponível quando concluídas as obras que decorrem na Rua D. Dinis.

Pelas 12h45, será descerrada uma placa alusiva ao restauro do painel de azulejos ‘A morte do Lidador’, de Jorge Rey Colaço, no jardim público, uma obra de 1940, que se encontrava em avançado estado de degradação e que a partir de amanhã ficará de novo visível.

Estas duas ações simbólicas vão ao encontro da estratégia da Câmara Municipal de Beja de valorização do território, quer através da utilização de ferramentas tecnológicas atuais, quer através da recuperação do património histórico, numa lógica de inovação e de conservação.

Na sua página de facebook, Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, justificou que: “Este ano não haverá – por motivos que não preciso de justificar – a pequena festa com a qual assinalávamos na noite anterior e no próprio dia, o “Dia da Espiga/Feriado Municipal”. Também não haverá (nesta data) a sessão de entrega das Medalhas de Bons Serviços aos funcionários da CM Beja, das Juntas de Freguesia e dos Bombeiros Voluntários. Essa cerimónia realizar-se-á previsivelmente em outubro. As Medalhas de Mérito Municipal ficarão “vazias” este ano. No Feriado Municipal de 2021 será retomada a entrega das mesmas”.

Municípios onde é Feriado Nacional: Alcanena (Santarém), Alenquer (Lisboa), Almeirim (Santarém), Alter do Chão (Portalegre), Alvito (Beja), Anadia (Aveiro), Ansião (Leiria), Arraiolos (Évora), Arruda dos Vinhos (Lisboa), Azambuja (Lisboa), Beja (Beja), Benavente (Santarém), Cartaxo (Santarém), Chamusca (Santarém), Estremoz (Évora), Golegã (Santarém), Loulé (Faro), Mafra (Lisboa), Marinha Grande (Leiria), Mealhada (Aveiro), Melgaço (Viana do Castelo), Monchique (Faro), Mortágua (Viseu), Oliveira do Bairro (Aveiro), Salvaterra de Magos (Santarém), Santa Comba Dão (Viseu), Sobral de Monte Agraço (Lisboa), Torres Novas (Santarém), Vidigueira (Beja), Vila Franca de Xira (Lisboa) e Vila Nova de Foz Côa (Guarda).

Share This Post On
970x90_logo