Your SEO optimized title

Beja: PS exige melhoria no serviço de transporte ferroviário de e para Lisboa.

Os eleitos do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Beja apresentaram uma moção, que foi aprovada, onde exigem “a melhoria das condições da ligação ferroviária entre Beja e Lisboa”.

ramal-de-moura_800x800Os socialistas defendem que é necessário: “que na via Beja-Casa Branca, é urgente a sua electrificação, a melhorar o material circulante e intervenção na plataforma de espera da estação”.

Os eleitos lembram que no Plano de Investimentos Ferroviários 2016-2020, do anterior governo “não há nada previsto para a linha de Beja”, sustentando que é necessário “renegociar” com Bruxelas os fundos comunitários com vista a afetar verbas para as obras necessárias”, rematam.

As queixas dos utentes que utilizam aquela ferrovia são constantes face ao atrasado no cumprimento dos horários e a precariedade das composições colocadas à sai disposição.

Apesar do seu encerramento ter ocorrido há 26 anos, 1 de janeiro de 1990, na memória dos utilizados dos comboios estão as causas e as razões que levaram ao encerramento da linha do Ramal de Moura (foto da antiga linha junto a Porto Peles, freguesia de Neves, Beja), inicialmente baptizada como Linha do Sueste, que além daquele concelho servia várias localidades de Beja e Serpa.

A Comissão de Utentes da Margem esquerda do Guadiana, procurou em 2006 a reabertura da linha, em 2010 promoveu um passeio de bicicleta para pedir a adaptação da via a uma ciclovia, lançado pela Rede Ferroviária Nacional, mas suspenso por desentendimentos das autarquias, e que se encontra ao abandono.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On