Beja: POPular – INATEL na Rua, entre 12 e 14 de setembro.

Celebre a música, a etnografia, a dança, jogos tradicionais e muito mais… durante a 4ª Edição do POPular – INATEL na Rua | Beja.

A Fundação INATEL promove, em 2019, a 4ª edição POPular – INATEL na Rua, uma iniciativa que pretende divulgar as práticas culturais tradicionais, no cumprimento da sua missão e enquanto entidade consultora da UNESCO para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

De 12 a 14 de julho, na Praça da República, Beja recebe mais uma sessão, que conta com inúmeras atividades musicais que irão percorrer e animar a cidade.

No primeiro dia terá lugar a atuação da Banda da SMIRA – Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense, fundada em 1942 e que tem percorrido o País em inúmeros concertos, relevando o papel destas entidades na formação de jovens músicos.

Na sexta destaque para o concerto dos “Rouxinóis do Alentejo”, constituído por crianças e que recria as várias fases do ciclo do Vinho de Talha, a que se segue um Baile Tradicional a cargo da Pé de Xumbo Associação, num convite à participação direta do público nas várias rodas.

No sábado, o evento termina com a atuação dos Magano, projeto criado em 2014 que homenageia o cante alentejano trazendo as raízes da tradição para o nosso tempo e novas sonoridades.

Todos os dias darão lugar a animação de rua com música e desporto, passando por leituras de cartas de Mariana Alcoforado nos transportes públicos da cidade.

Envolver as comunidades locais, a par da promoção e da oferta cultural para todos, divulgar a turistas, nacionais e internacionais o património arquitetónico e histórico das diferentes cidades é outro dos objetivos de PoPular.

A iniciativa decorre entre os meses de maio a outubro, em várias cidades do país, em espaço público e de entrada livre.

Do teatro à dança, da música à etnografia, passando pelo desporto, o POPular – INATEL na Rua contou com a participação de Centros de Cultura e Desporto INATEL (CCD), veículos do trabalho associativo desempenhado por milhares de cidadãos que se dedicam à valorização e divulgação da cultura tradicional.

O POPular – Inatel na Rua é co-organizado pela Fundação INATEL e Câmara Municipal de Beja e conta com o apoio do Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Rodoviária do Alentejo.

Share This Post On
970x90_logo