Beja: ‘Patrimónios do Sul’2019 começa na sexta-feira.

De 11 a 13 de outubro Beja recebe ‘Patrimónios do Sul’, uma feira que promove a identidade do território do sul do país ao nível económico, cultural e turístico.

O Município de Beja aposta neste evento como forma de apoio ao desenvolvimento regional e às culturas locais, através da valorização dos seus patrimónios, materiais e imateriais, tradicionais e inovadores, ao mesmo tempo que estimula a produção, a transformação e a comercialização, o espírito criativo, o empreendedorismo e a inovação.

Os vinhos, os produtos agroalimentares, o turismo, a biodiversidade, as artes e ofícios, a gastronomia, a caça e a pesca, a tradição taurina e as aves serão as atividades em destaque durante três dias no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito.

Música e concertos não faltam no programa. A abrir as noites da Patrimónios do Sul, na sexta-feira, dia 11 de outubro, a atuação dos Anjos.  No dia 12 de outubro, sábado, sobe ao palco João Pedro Pais. António Caixeiro encerra o programa, no domingo, dia 13, pelas 18h30.

A feira divide-se nas seguintes temáticas:

– VINIPAX– Vinhos e Sensações do Sul. O Maior Evento de Vinhos do Sul de Portugal, na sua 13ª Edição. Um espaço de reafirmação dos mais emblemáticos Vinhos nacionais e estrangeiros, considerado o maior evento de Vinhos do Sul de Portugal.

– ARTES DO SUL – Espaço de partilha de experiências de artesanato, design, turismo, produtos agroalimentares, serviços, conhecimento e ciência, ao mesmo tempo que será um local privilegiado para conversas e negócios, mas, sobretudo, para bons momentos de convívio.

-BEJA EDUCA – Um espaço dirigido a crianças entre os 6 e os 12 anos que estará com programação própria e este ano aberto para visita também a adultos, com interesse na área educativa.  Este pretende ser um espaço de descoberta, lúdico e sobretudo de experiência, em torno de áreas como o Património material e imaterial, Segurança e Saúde, Comunicação e Tecnologia, Ciências e Laboratório, Sustentabilidade e Natureza, Inovação e Robótica, Artes e Ofícios e outras formas de Arte. Com mais de 3000m2 este espaço agrupa áreas que funcionam com sessões até 20 minutos.

– SUL À MESA – o melhor da gastronomia mediterrânica marca presença neste espaço diferenciado, com apresentações de cozinha ao vivo. A dieta mediterrânica estará na base da oferta destas experiências. As sessões práticas de cozinha e as apresentações, que também incluem degustação, serão protagonizadas por diferentes chefes de cozinha

– À CONVERSA – Espaço de debate, troca de ideias,  conferências e apresentação de livros sobre os diversos temas da Patrimónios do Sul – património, biodiversidade, alterações climáticas, tecnologia e inovação, caça e pesca, entre outros.

– CAÇA E PESCA – Atividade ancestral enquadrada na valorização dos recursos naturais da região e numa atividade turística de nicho muito valorizada.

– BEJA BRAVA – Espaço dedicado à tradição taurina que inclui demonstrações de toureio a cavalo e a pé, exposições, conversas temáticas, espetáculos, passeio à ganadaria, entre outras.

– CANIBEJA – Um evento, que deseja ser o maior da zona sul relacionado com o melhor amigo do homem, o cão. Integra atividades cinotécnicas de exposições e demonstrações caninas.  Nesta 17 ª edição da Canibeja teremos a 14 ª Exposição Nacional, várias exposições de raça e monográficas e a 1ª Especializada de Cães de Caça. Estimam-se entre 700 a 800 cães nas várias atividades e cerca de 5000 pessoas entre expositores, concorrentes e público.

-AVIBEJA –  mostra e concurso de aves que reúne criadores de vários pontos do país, cuja organização está a cargo da Associação Ornitológica do Baixo Alentejo.

-PETISCOS – a cozinha regional em forma de petisco junta-se à mesa com animação musical, onde se destaca o cante e a música popular.

-ESPETÁCULOS (Praça Parque de Feiras e Exposições) concertos e DJ’s que animam as noites dos Patrimónios do Sul.

Share This Post On
970x90_logo