Beja: Museu Regional promove diversas iniciativas durante o mês de setembro.

O Museu Regional de Beja continua a desenvolver a sua atividade regular. Contudo, neste final de setembro participa em várias iniciativas de relevo.

O espólio do Museu Regional de Beja está instalado no Convento Nossa Sra. da Conceição desde 1927 e foi ampliado com coleções provenientes de outros conventos e palácios da região.

Entre o rico acervo do Museu, realçamos o núcleo de pintura, composto por obras de mestres portugueses, espanhóis e holandeses, a secção lapidar, a coleção de Ourivesaria, e a secção de Arqueologia, centrada essencialmente no período romano, muito rico nesta região.

Pela sua importância salienta-se, na pintura, o conjunto de quadros da escola primitiva portuguesa, nomeadamente o Ecce Homo (séc. XV), o S. Vicente (séc. XVI) da escola do Mestre do Sardoal, a Virgem da Rosa (séc. XVI), do pintor português Francisco de Campos, e um grupo de quatro painéis (séc. XVI), do pintor português António Nogueira, cujas pinturas representam a Visitação de Santa Isabel, a Descida da Cruz, a Ressureição e a Ascensão.

  • Dia Mundial do Turismo

27 de setembroVisitas guiadas ao antigo Convento da Conceição, a partir das 21:00h, em parceria com a Câmara Municipal de Beja.

  • Jornadas Europeias do Património

28 setembro – Visita guiada à exposição “Imagianária Medieval nos Monumentos de Beja” e às esculturas existentes no edifício.

Ateliers de azulejaria e barro (sujeito a marcação).

28 e 29 de setembro – Visitas guiadas à exposição “A azulejaria do Convento da Conceição” e à coleção azulejar do Museu.

  • Semana Europeia da Mobilidade (Já realizada)

21 de setembro“O Museu sai à rua” – Jogos tradicionais no Largo fronteiro ao Museu (10:00h/12:00h e 14:30h/16,30h), em parceria com a Câmara Municipal de Beja.

Share This Post On