Beja: Museu Jorge Vieira abriu a 1 de setembro no Castelo, na Casa do Governador.

A Casa do Governador, situada no Castelo de Beja, recebe de forma provisória, o Museu Jorge Vieira, uma vez que o anterior espaço físico da Casa das Artes se encontrava bastante degradado.

Reabriu no domingo, dia 1 de Setembro, o Museu Jorge Vieira, um Núcleo museológico dedicado à arte contemporânea, albergando parte do espólio de um dos mais importantes escultores portugueses do séc. XX.

Jorge Vieira nasceu em 1922, em Lisboa, mas desde cedo estabeleceu uma relação afetiva muito forte com o Alentejo, onde viria a falecer em 1998. Com um percurso singular, trata-se de um escultor de rutura, pioneiro no abstracionismo e no surrealismo. Na década de 90, do século passado, fruto de uma relação de grande proximidade com o Município de Beja, Jorge Vieira decidiu doar-lhe uma parte significativa do seu espólio artístico.

Esta coleção está na origem do Museu Jorge Vieira, que ficará instalado, de forma provisória, na Casa do Governador (na foto), do Castelo de Beja, uma vez que o anterior espaço físico da Casa das Artes se encontrava bastante degradado, conferindo agora maior dignidade à exposição do escultor.

Horário de funcionamento do Museu Jorge Vieira: 09h30/ 12h30 e 14h00/ 18h00 (Aberto o ano inteiro, exceto nos feridos de: 01/01, 25/04, 01/05 e 25/12).

Share This Post On
970x90_logo