Beja: GNR entre 15 e 21 de outubro deteve onze indivíduos, dois por furto em residência.

A GNR deteve no distrito de Beja onze pessoas em flagrantes delito, nomeadamente,  por condução sem habilitação legal, condução sob o efeito do álcool, tráfico de estupefacientes e furtos.

As detenções e apreensões são alguns dos destaques de um conjunto de operações, no distrito, levadas a cabo pelo Comando Territorial Beja (CTBeja) na semana de 15 a 21 de outubro, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.

No comunicado sobre a actividade operacional enviado à redacção do Lidador Notícias (LN), a GNR dá também conta que houve uma ação de sensibilização no âmbito do programa “Idosos em segurança” e outra no âmbito escolar.
No que diz respeito ao tipo de crime de tráfico de estupefacientes, os militares do CTBeja detiveram dois indivíduos, e apreenderam 34 doses de heroína, 82 sementes de cannabis e um automóvel. Por outros crimes foram apreendidas duas armas de fogo, 794 artigos contrafeitos, 13 portas em alumínio, 7 janelas em alumínio, um  veículo e dois telemóveis.

Das acções de fiscalização de trânsito e da fiscalização em geral, evidenciam-se os seguintes registos: 270 infrações detetadas, destacando-se 22 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 21 por falta de inspeção periódica obrigatória, 19 relacionadas com tacógrafos, 15 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório, 10 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução e 9 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei.

Quanto à sinistralidade rodoviária, a GNR registou quarenta e sete acidentes, com o registo de um morto, dois feridos graves e quinze feridos leves.

No que respeita à fiscalização geral, foram elaborados catorze autos de contraordenação, oito no âmbito da legislação policial e seis no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.

A GNR levou ainda a cabo uma ação de sensibilização no âmbito de “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 44 idosos e uma no âmbito escolar tendo sido sensibilizados 69 alunos.

O Comando Territorial de Beja, através da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário de Odemira, no dia 18 de outubro, realizou uma ação de sensibilização em sala direcionada a idosos.

Esta ação de sensibilização, que contou com a presença de militares do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas e com a colaboração da Junta de Freguesia da Boavista dos Pinheiros, teve como objetivo a sensibilização de pessoas mais vulneráveis, nomeadamente idosos, no sentido de que estes adotem comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes. Os militares, no âmbito da operação “Censos 2018”, divulgaram ainda conselhos de segurança, nomeadamente, para situações de violência, burla, conto do vigário e furto em residências.

A GNR tem vindo a desenvolver, ações de sensibilização dirigidas a pessoas idosas desde o início do mês de outubro, tendo já sensibilizado 44 pessoas.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On