Your SEO optimized title

Beja: GNR apreende mais de uma tonelada de azeitona furtada em propriedade em Baleizão..

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deu ontem um rude golpe nos autores de furtos de azeitona nos olivais da região, ao recuperar mais de uma tonelada de azeitona, tendo detido um indivíduo de nacionalidade portuguesa.

No decurso de operação que visava o controlo e fiscalização rodoviária, militares do Posto Territorial de Beja, detiveram em Baleizão, concelho de Beja, detiveram e constituíram arguido um condutor de 36 anos, suspeito do crime de furto de azeitona em propriedade agrícola.

Os militares da GNR detetaram uma viatura de mercadorias, que transportava 1.250 quilos de azeitona, não tendo o condutor e proprietário da mesma sabido explicar a proveniência da azeitona, tendo identificado o local onde a mesma tinha sido apanhada.

Contatados os responsáveis da propriedade agrícola, foi possível à GNR apurar que a “origem ilícita da azeitona”, tendo esta sido apreendida, tal como a viatura onde a mesma era transportada.

Depois de transportada e depositada a azeitona no lagar na zona de captura, o individuo foi constituído arguido, tendo sido libertado, mediante a sujeição à medida de coação de termo de identidade e residência (TIR).

Desde o início do passado mês de novembro e até final do próximo mês de janeiro, que a GNR tem no terreno a Operação “Campo Seguro”, e no concelho de Beja, já foram apreendidas três toneladas de azeitona.

O ano passado no decurso da Operação “Campo Seguro”, no distrito de Beja a GNR apreendeu 33.880 quilos de azeitona furtada, tendo o maior furto e apreensão, ocorrido em Ferreira do Alentejo, tendi sido recuperadas 20 toneladas do fruto, avaliadas em 11 mil euros.

Além da apreensão das mais de 33 toneladas de azeitona, o Comando Territorial de Beja da GNR recebeu a participação de 23 crimes de furto, elaborou 6 autos de contraordenação, deteve 41 pessoas e identificou outras 14, além da apreensão de viaturas, telemóveis, máquinas azeitona e vários utensílios próprios para a colheita do fruto.

Ferreira do Alentejo, 31 de dezembro de 2016

Furtadas 20 toneladas de azeitona, avaliadas em 11 mil euros, em exploração no concelho de Ferreira do Alentejo. Os larápios deslocaram três tratores com reboques carregados, prontos para a entrega em lagares. A GNR recuperou no dia seguinte as 20 toneladas de azeitona, que os ladrões tinham despejados noutra herdade, mas dadas as movimentações da GNR, não apareceram para as recuperar.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On