Beja: “Geringonça” autárquica socialista, dá primeira vitória na Assembleia Municipal.

O Partido Socialista conseguiu na manhã de quarta-feira a primeira vitória na Assembleia Municipal de Beja, naquela que se pode apelidar de “Geringonça Autárquica”.

Durante a sessão de instalação da Assembleia Municipal de Beja (AMB) foi escolhida a Mesa, tendo sido apresentadas duas litas, uma do PS e ou da CDU. Os eleitos do PSD, BE e presidente da Junta de Freguesia de São Matias (PSMCT), votaram ao lado dos socialistas e atribuíram a presidência da AMB ao PS.

O líder da bancada socialista, Fernando Romba (na foto), justificou que “foi feito um convite à CDU para integrar a Mesa da AMB, mas, o convite foi declinado”. A lista A, que constitui a mesa, socialista foi eleita por 18 votos contra 15 e é composta por Fernando Romba (presidente), Carla Barriga e José Álvaro Pereira, enquanto que a lista B da CDU, era composta por João Dias, Afonso Rabaçal e Ana Paula Delgado

Nesta primeira votação ficou a perceber-se qual poderá ser o “alinhamento” durante o mandato onde nem PS, nem CDU tem a maioria e ambos necessitam dos votos dos três eleitos de outras forças políticas para aprovarem as votações na assembleia Municipal. Os socialistas conseguiram 10 mandatos e têm cinco presidências de juntas e a CDU 9 mandatos e 6 presidências de juntas, o que a ambos conferem 15 mandatos cada.

Constituição da Assembleia Municipal de Beja

PS: 15 eleitos (10- Assembleia Municipal: Fernando Romba, Ana Horta, João Sardica, Conceição Casa Nova, Manuel Joaquim Góis, Patrícia Loução, André Pires, Antónia Luísa Silva, José Álvaro Pereira e Carla Barriga e 5-Presidentes de Junta: Beringel/ Vitor Besugo, União F. Albernoa e Trindade/ Carlos Casimiro, União F. Salvador e Santa Maria/ António Mestre Ramos, União F. Santiago Maior e São João Batista/ Jorge Parente e União F. Trigaches e São Brissos/ José Galhana)

CDU: 15 (9- Assembleia Municipal: João Dias, Susana Fonseca, Maria Manuel Coelho, Afonso Rabaçal, Ana Paula Delgado, Miguel Quaresma, Pedro Frazão, Cristina Barata e Abílio Teixeira e 6-Presidentes de Junta: Baleizão/ Silvestre Troncão, Cabeça Gorda/ Maria Lucília Rosa, Nª Sª das Neves/ Jorge Mata, Santa Clara de Louredo/ Luís Gaspar, União F. Salvada e Quintos/ Sérgio Engana e União F. Santa Vitória e Mombeja/ Julieta dos Santos)

PSD: 1 (Assembleia Municipal: Fernanda Pereira)

BE: 1 (Assembleia Municipal: Gina Mateus)

PSMCT: 1 (Presidente de Junta: São Matias/ Leonor Sousa)

 

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo