Beja: Forno da Ti Bia Gadelha vai ser inaugurado esta quinta-feira.

O Forno da Ti Bia Gadelha vai ser inaugurado esta quinta-feira. A Associação de Defesa do Património de Beja diz ter a certeza que “um novo ciclo do restauro e preservação do nosso património vai ser aberto na nossa região e neste país”.

A Associação de Defesa do Património de Beja (ADPBeja) , defende que “já não era sem tempo, mas a sua recuperação não foi fácil, e sem ajuda radical da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista e do nosso arquitecto João Ilhéu, assim como da Câmara Municipal de Beja, do pessoal todo que criou, fez e deu o espectáculo de angariação de fundos, então, então meus amigos isso teria sido impossível, tal como se diz … nunca mais seria sábado”.

O pão, o velho pão de trigo mourisco, recorda a ADPBeja “o tal com que fazíamos as tibornas, os merendeiros, pãezinhos forradas a linguiça de porco preto, as belas popias caiadas, as costas de torresmos, os cabritos e os lombos assados para o Natal, e um mundo de coisas boas deste Alentejo” vão voltar a estar sobre as toalhas de mesa em linho, como se as teorias do eterno retorno se pudessem realizar.

Restaurar em obra a história do quotidiano é coisa inusitada, e a ADPBeja assegura que “podemos ver o restauro de uma capela, de uma igreja ou de um castelo, restauramos coisas grandes dos nossos heróis, mas esquecemos sistematicamente os outros heróis da história, aqueles que a constroem com o seu trabalho diário, que mantêm costumes centenários, que os herdam e os transmitem aos seus filhos e netos”.

DIA 14 | 18,00h– Inauguração do FORNO seguido do lançamento do livro em BD, de Cristina Matos, com o título “A Fantástica História do Restauro do Forno Comunitário de Beja, seguido de um petisco no Museu do Vinho. Rua Dr. Aresta Branco.

DIA 15 | 18,30 horas – lançamento do livro de Cristina Castro. A Doçaria Portuguesa . Sul, seguido de prova de doces conventuais.- Centro Unesco, 19,30 horas – Conferência por Filomena Barata, Pão e Vinho, na mitologia clássica …com um toque de cristianismo – Centro Unesco e 20,30Jantares de pão, no Vóvó Joaquina.

Share This Post On