Beja: Festa do Azulejo de 6 a 9 de maio. Amanhã, 2000 alunos formam um tapete na Praça da República.

 Numa organização da adpBEJA, Associação para a Defesa do Património Cultural de Beja, realiza-se entre 6 e 9 de maio, o projecto Arte Azulejar de Beja. Amanhã, a partir das 10.00 horas na Praça da República, vai ser formado o maior tapete de desenhos de azulejaria.

Azulejo_800x800A Praça da República, em Beja, recebe na manhã de quarta-feira, a partir das 10.00 horas, o maior tapete de desenhos de azulejaria dos últimos séculos, que vai ser formado por 2000 alunos, de todas as escolas de Beja.

As crianças e jovens vão colorir os tons cinzentos do mármore de Trigaxes, que forra o centro daquela praça, e mostrar ao País que esta cidade possui 550 anos de azulejaria, considerado por todos os historiadores de arte, a prima dona da arte portuguesa.

Visitas guiadas,, peddy papers, danças, crianças com roupa de desenhos azulejares, puzzles gigantes, música, arruadas, concurso de fotografia fotomóvel, oficinas de criação de azulejos e exposições, fazem parte desta grande iniciativa integrada no projecto Arte Azulejar de Beja … a FESTA DO AZULEJO DE BEJA!

Uma iniciativa em colaboração com o projecto SOS AZULEJO, do Museu da Polícia Judiciária, que tem por objectivo sensibilizar os jovens e o País para a preservação da arte azulejar portuguesa, contra o vandalismo e os roubos de azulejos.

O projecto ARTE AZULEJAR DE BEJA que tem início no dia 6 de Maio prolonga-se até ao dia 9 com quatro exposições (Museu Regional de Beja, Teatro Pax Julia e Casa do Cante), vídeo promocional, lançamento do livro com o mesmo nome, apresentação de duas rotas turísticas e desfile de moda com design inspirados na azulejaria de Beja, tem financiamento do INALENTEJO e é apoiado pelo Turismo do Alentejo e Câmara Municipal de Beja.

Teixeira Correia

(jornalista)

Programa do ARTE DE AZULEJAR DE BEJA

6 Maio de 2015 (4ª Feira)

Praça da República – 10.00 H: Oficinas com as crianças: Pinturas de azulejos – 2º e 3º Ciclo. Puzzle gigante – reprodução em cartolina de padrões de azulejos. Exposição com cubos com painéis da história do azulejo de Beja e Colocação de Batik’s. Animação Musical: Concertos do Conservatório Regional. Arruada com grupo da Escola Mário Beirão de Beja. Grupo de Dança Mário Beirão. Concurso Foto-móvel. Visitas guiadas.

Igreja da Misericórdia Puzzles. Livros para colorir – Pré-primário e 1º Ciclo. Visualização de vídeos dos trabalhos da Escola Mário Beirão.

Centro Histórico: Peddy Paper – alunos do 3º Ciclo.

Museu Regional de Beja – 18.00H: Inauguração da Exposição dos azulejos – Azulejaria do Convento da Conceição de Beja. Apresentação da Rota do Azulejo.

Dia 7 de Maio de 2015 (5ª feira)

Museu Regional de Beja – 18.00H: Inauguração da Exposição Fotográfica Arte Azulejar de Beja. Lançamento da colecção dos postais da maratona fotográfica.

Casa do Cante: Inauguração da Exposição Arte Azulejar de Beja nas Escolas.

Dia 8 de Maio de 2015 (6ª Feira)

Pax Julia – 18.30H: Exposição Arte Azulejar de Beja – Homenagem a Maria Santos.

Museu Regional de Beja – 21.oo H: Apresentação do Filme. Lançamento do Livro Arte Azulejar de Beja- Florival Baiôa Monteiro.

Dia 9 de Maio de 2015 (Sábado)

21.30H: Desfile de Moda – Pousada de São

Francisco. (Por  convite)

Share This Post On
970x90_logo