Beja: Encontro de Tinturaria Natural quarta-feira no IPBeja.

O Encontro de Tinturaria Natural vai ter lugar em Beja, na próxima quarta-feira, dia 11 de dezembro. Um evento descrito como inovador no território em que se insere.

O Auditório 3 da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja acolherá, a 11 de dezembro, o Encontro de Tinturaria Natural.

Esta é uma iniciativa promovida pelo Grupo Operacional (GO) Tinturaria Natural, liderado pela ADPM, que aposta na valorização da lã da ovelha Campaniça através do fabrico de fios com tingimento natural, permitindo a criação de produtos diferenciadores, e contribuindo para a dinamização local e regional.

Em Portugal, à semelhança de muitos outros países, a utilização de corantes naturais provenientes de plantas está confinada a um pequeno grupo de artesãos, empresas (com forte dinâmica de exportação) e cooperativas/centros de competências. Muitos países desenvolvidos têm vindo a reconhecer que a tinturaria natural pode oferecer não só um rico e variado conjunto de tonalidades, mas também pode ser responsável pela geração de rendimento através da exploração e produção sustentável destas plantas.

O GO pretende desenvolver um trabalho multidisciplinar que ajudará as empresas e cooperativas com pouco conhecimento nesta área, e que procurará valorizar a lã da ovelha Campaniça através do fabrico de fios com tingimento natural, permitindo a criação de produtos diferenciadores, e contribuindo para a dinamização local e regional.

É por isto tudo que é convicção do Grupo que este Encontro de Tinturaria Natural se reveste de particular importância, uma vez que representa uma oportunidade de aprendizagem e crescimento para todos aqueles que tenham interesse em apostar nesta área.

Este Encontro é organizado no âmbito do Projeto Grupo Operacional Tinturaria Natural, cofinanciado pelo PDR 2020, Portugal 2020 através do FEADER.

Share This Post On
970x90_logo