Beja: EMAS tem candidatura aprovada para redução de perdas de água.


A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja (EMAS) tem candidatura aprovada para a melhoria do controlo na redução de perdas em sistema de distribuição de água.

A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja no final do mês de setembro viu aprovada a sua candidatura ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos 2014/2020.

A candidatura sobre o tema de operação: “Controlo e Redução de Perdas nos Sistemas de Distribuição de Água de Beja – Contributos para a sua melhoria”, enquadra-se no eixo prioritário para a proteção do ambiente e promoção da eficiência dos recursos, tendo como intervenção o Ciclo Urbano da Água.

Neste sentido, as intervenções e as medidas propostas, representam um investimento aproximado de 400 mil euros, com uma taxa de cofinanciamento garantida de 40%. O presente financiamento, entre outros objetivos permitirá tornar o serviço de abastecimento de água de Beja ainda mais eficiente e aumentar o seu grau de sustentabilidade. Contará com a criação de novas zonas de medição e controlo bem como a instalação de equipamentos imprescindíveis para o controlo e gestão da rede com a monitorização de diferentes variáveis.

Estas ações, com conclusão prevista no final de 2020 irão contribuir para uma ainda maior redução efetiva das perdas de água reais do concelho de Beja, estando também em concordância com a estratégia e objetivos definidos no PENSAAR 2020, em concreto na “Redução das perdas de água”, na “Gestão eficiente de ativos e aumento da sua reabilitação” e por último na “Redução de água não faturada”.

A aprovação da presente candidatura assume-se como um importante contributo para a execução de investimentos fundamentais à operação da EMAS, com impactos direitos na qualidade do serviço prestado à população e para a preservação dos recursos hídricos, numa contexto onde o efeito das alterações climáticas já se fazem sentir, com especial enfoque na escassez de água no nosso território, sendo urgente adotar as melhores práticas de gestão deste recurso vital à vida.


Share This Post On
468x60.jpg