Beja e Aljustrel: Bidons de hipoclorito de sódio (lixívia) com “simbolos de perigo” fazem de flutuadores no Roxo.


Oitenta bidons que contiveram hipoclorito de sódio concentrado, vulgarmente designada como lixívia, servem de flutuadores, da estrutura montada pelas Águas Publicas do Alentejo (AgdA) para melhorar a captação de água na barragem do Roxo, em Ervidel (Aljustrel).

ROXO- Captação_800x800A empresa do grupo Águas de Portugal, teve necessidade de melhor a captação da água na albufeira que abastece a rede pública das populações dos concelhos de Beja e Aljustrel (cerca de 45 mil habitantes), depois das reclamações das duas autarquias face “ao sabor a terra”, que o líquido apresentava à saída das torneiras.

O local é muito visitado por pescadores lúdicos que estranharam a existência de rótulos nos bidons que indicavam tratar-se de “produtos perigosos” no seu interior.

O Lidador Notícias (LN) contactou as Águas Publicas do Alentejo para esclarecer a situação, tendo João Silva e Costa, administrador da empresa, referido que se trata de um desinfetante da água que “só é nocivo quando usado de forma concentrada”, justificou.

O gestor da AgdA esclareceu que que todos os bidons “foram despejados e lavados” e que o hipoclorito de sódio (lixívia), só é corrosivo se “for usado de forma concentrada”, rematou.

ROXO- Bidon_800x800João Silva e Costa, reconheceu que quando, em meados de agosto, a estrutura foi montada por uma empresa contratada para o efeito, “poderiam e deveriam ter sido retirados todos os rótulos para evitar mal entendidos”, concluiu.

O administrador a AgdA esclareceu também que o problema do “cheiro a terra e a mofo” que a água apresentava foi “ultrapassado”, com a montagem da nova estrutura de captação e o uso de “um carvão ativado diferente”, concluiu.

Apesar do baixo nível da albufeira, cujo volume atual é de 34,67 % (33.387.324 m3) da sua capacidade total (acompanhe aqui a evolução diária do nível: http://www.abroxo.pt/), com para a mesma ser abastecida a partir de Alqueva, é necessário que a AgdA, entenda que tal é necessário e solicite à Associação de Beneficiários do Roxo (Abroxo), entidade gestora e com competência, solicite à Empresa de Desenvolvimento de Infraestruturas do Alqueva (EDIA), o reforço da reserva.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg