Beja: De 23 a 25 de maio, com a Beja Romana, revive o período romano.

De 23 a 25 de maio, Beja revive o período romano. O VI Festival Beja Romana, este ano sob o tema da partilha de culturas.

O Beja Romana surge como  um encontro do património local, de um período específico da nossa história, com a atualidade.

Este ano são apresentados aos  visitantes diversos itinerários por exposições,  conferências, visitas pedagógicas, oficinas didáticas, oficinas de cozinha, música, animação, cortejos, mercado, acepipes, museu ao vivo e outras experiências. As propostas para estes dias resultam de uma maior aposta nas atividades educativas e no envolvimento das escolas do concelho.

Poderá consultar o programa da Beja Romana em: https://www.bejaromana.pt/programa

CONFERÊNCIAS: Poderá ficar a conhecer mais sobre os hábitos e a cultura do período romano nas várias conferências que acontecem por estes dias na Beja RomanaA água que a terra abraça – a exploração dos recursos naturais na época romana’, com Filomena Barata do Museu Nacional de Arqueologia, ‘Villa Romana de Pisões: Ontem , Hoje e Amanhã’ com André Carneiro (arqueólogo) e Bento Caldeira (Físico) da Universidade de Évora; ‘Especiarias e Ervas Aromáticas na Roma Antiga’ com Prof. Dr. Luis Carvalho e Dra. Paula Nozes do Museu Botânico – IPBeja;

EXPOSIÇÕES: Testemunhos da presença romana no território podem ser observados nas várias exposições que decorrem durante a Beja Romana ‘Construindo Espalharei por toda a parte… O Engenho Romano’, Adornos De Cerâmica, Arquitetura Romana e Vestígios que os Romanos nos deixaram em Beja, Exposição de Tecnologia e Inovação Romanas, Sentir Pax Julia – Exposição de Artes, Exposição de Maquetas, Mosaicos e Frescos Romanos,  O Arco Romano – reconstituição da proposta de Leonel Borrela.

ÁREA EDUCATIVA

DOMUS DEORUM: A Casa dos Deuses será o espaço da mitologia onde as lendas da Roma Antiga ganham sons, formas e cores – no núcleo do MRB da Rua dos Infantes.

DOMUS: Recriação do espaço da casa romana com destaque para o Triclinium, o Peristillo, o Caldarium, a Taberna, os Ofícios, o Ludus Litterarum – escola romana, onde será abordado o Trivium com palestras e exercícios de escrita romana sobre o Tabulae Ceratae para experimentar a escrita do latim, Ludus – Jogos de mesa e outros jogos romanos.

OFICINAS DE COZINHA: A Chefe Saudade Campião demonstra-nos uma receita inspirada nos registos da cozinha antiga acompanhada pelas sábias palavras de quem estudou a botânica desse período, o Professor Luis Carvalho e a Dra. Paula Nozes. ‘Ervilhas à Moda de Vitélio’ é a proposta que apresentamos para o dia 25 de maio.  Uma receita que terá sido dedicada a Aulo Vitélio, imperador nos últimos meses de 69 d.C. que se distinguiu mais pelas recreações gastronómicas do que pelas medidas tomadas na gestão do Império.

PROVAS DE VINHO DA TALHA: O Vinho de Talha, cujo processo de vinificação foi desenvolvido pelos romanos e que se mantém até aos dias de hoje, poderá ser provado na DOMUS.

ESPAÇO INFANTIL: Mais de 30 jogos romanos disponíveis para os miúdos poderem brincar à moda dos romanos, a Quintinha dos Animais e os Cavalos também farão as delícias dos mais pequenos.

PANIS E VINIS IN PAX JULIA: A Associação  Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo apresenta “Panis et vini in  Pax Iulia”, Uma breve viagem no tempo onde, através da música e da representação, se conta a história do pão e do vinho com o recurso a réplicas de utensílios utilizados pelos romanos.

BEJA MONUMENTAL – POSTO DE REALIDADE VIRTUAL: uma viagem no tempo que permite compreender a evolução da presença de diferentes povos que habitaram este território ao longo dos tempos.

TABERNA ROMANA – ENCONTRO DE VIAJANTES: Narrativa audiovisual e multimédia pelo curso TESP de Som e Imagem do IPBeja.

MUSEUS À NOITE: os museus de Beja abrem à noite durante a Beja Romana.

PEDDY PAPER:‘À DESCOBERTA DE PAX JULIA’ em forma de brincadeira propomos uma descoberta dos vestígios romanos da cidade de Pax Julia.

FORMAÇÃO: SEMANA DA PAX – A Beja Romana está nas escolas, o enquadramento histórico, os testemunhos da presença romana no território, as danças e os combates são alguns dos temas abordados nestas sessões dirigidas à comunidade educativa e ao movimento associativo.

CONCURSOS DE FOTOGRAFIA DIGITAL:  participe e ganhe prémios!

MERCADO: Os mercados faziam parte do quotidiano dos romanos. Na Beja Romana artesãos e mercadores vendem produtos, nalguns casos confecionados no próprio local, tecelagem, couro, olaria, marcenaria, acepipes e outros produtos.

ESTACIONAMENTO GRATUITO: Para facilitar a chegada à Praça da República, o epicentro do evento, há o Parque de  Estacionamento subterrâneo da Av. Miguel Fernandes.

Para mais informações consultar o programa em www.bejaromana.pt

Share This Post On
970x90_logo