Your SEO optimized title

Beja: Cortejo Histórico, que recria a história da fundação da Pax-Júlia.

A Câmara Municipal de Beja organiza, no próximo sábado, dia 12 de agosto o 3º Cortejo Histórico, integrado na 4ª edição das Festas em Honra e Louvor de Santa Maria.

A riqueza e diversidade da história do concelho de Beja são o mote para a realização de um evento que visa promover e valorizar a mesma, abordando acontecimentos, contextos e cidadãos que se destacaram ao longo de mais de dois milénios.

Integrado na 4ª edição das Festas em Honra e Louvor de Santa Maria, o Cortejo Histórico sai da rotunda da Rua D. Afonso Henriques, pelas 19h00, de sábado, dia 12 de agosto

O Cortejo terá início na rotunda da Rua D. Afonso Henriques, seguindo para a Rua Luís de Camões, Rua Gomes Palma, Jardim do Bacalhau, Rua da Liberdade e termina na Avenida Miguel Fernandes.

Ao todo serão cerca de 600 figurantes que irão recrear uma história com mais de vinte séculos; desde o século I d.C., com a fundação da cidade Pax Iulia, até ao século XXI, com o Cante, elevado a “Património Imaterial da Humanidade”, o cortejo recria períodos históricos relevantes para o concelho como o período islâmico, o primeiro foral de Beja dado pelo rei D. Afonso III, a Revolução de 1383-85, o período manuelino, soror Mariana Alcoforado, as lutas liberais, os republicanos e a Revolução de Abril.

Nesta 3ª edição serão apresentadas algumas novidades: um novo quadro evocará a vida de frei Manuel de Cenáculo, um homem do “Século da Luzes”, e teremos um exemplo da arquitetura erudita do século XVI, através de uma representação da Igreja da Misericórdia.

Share This Post On