(Atualização) Beja: Coronel Valente Marques assume comando do RI1 em 2 de dezembro.

A cerimónia de rendição de comando no Regimento de Infantaria (RI) 1, em Beja, realiza-se no próximo dia 2 de dezembro.

Valente Marques_800x800De acordo com o informação apurada pelo Lidador Notícias (LN), junto de fonte militar, o Coronel de Infantaria Valente Marques, toma posse no próximo dia 2 de dezembro, como novo comandante do Regimento de Infantaria 1 (sucessor do RI 3), aquartelado em Beja, substituindo no cargo o Coronel Carlos Faria, considerando como um “oficial filho da casa”, que termina a comissão de serviço.

Entre outros cargos, de 2008 a 2011, o oficial foi assessor militar do Presidente da República, no serviço de apoio da Casa Militar, do Comandante Supremo das Forças Armadas. Entre 1 de setembro de 2011 e 31 de agosto de 2014, desempenhou o cargo de conselheiro militar na Delegação de Portugal junto da OTAN, tendo sido condecorado com a Medalha de Serviços Distintos, Grau Prata (na foto enquanto Tenente-Coronel aquando da condecoração imposta pelo Presidente da República).

Recorde-se que o atual comandante da unidade, Coronel Carlos Faria assumiu o comando do RI3, que depois passou a denominar-se RI1, em Setembro de 2014. Estatutáriamente e por limite de idade no posto, o oficial transitou para a situação de Reserva.

Segundo apurou o LN, o Tenente-coronel Joaquim Branquinho, que até à tomada de posse do Coronel Valente Marques está a assumir o cargo de Comandante em Substituiçãovai continuar como segundo comandante do RI1.

A cerimónia de tomada de posse do Coronel Valente Marques, deverá ser presidida pelo General Carlos Perestrelo, comandante da Brigada de Reação Rápida (BrigRR), a que o Regimento de Infantaria 1 pertence.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo