Beja: Coronel Tirocinado Nuno Farinha é o segundo comandante da BrigInt.

Toma posse esta semana como segundo comandante da Brigada de Intervenção (BrigInt), sediada em Coimbra, o Coronel Tirocinado de Infantaria Nuno Manuel Mendes Farinha.

O antigo segundo comandante do extinto Regimento de Infantaria Nº3 (Beja), atual Coronel Tirocinado Nuno Farinha, vai assumir durante esta semana as funções de segundo comandante da Brigada de Intervenção (BrigInt), instalada no Aquartelamento de SAnt’Ana, em Coimbra.

Depois de frequentar o curso de oficiais generais, Nuno Farinha já foi apresentado pelo comandante da BrigInt, brigadeiro-general Carlos Matos Alves aos comandantes e adjuntos das unidades que constituem a Brigada de Intervenção e a todos os oficiais, sargentos e representações de praças e civis que prestam serviço na unidade.

CURRÍCULO DE NUNO FARINHA

O Coronel Tirocinado de Infantaria Nuno Manuel Mendes Farinha é natural de Évora. Foi promovido ao posto de Coronel em 01 de janeiro de 2015 e antes de frequentar o curso de oficiais generais,  foi Comandante do Regimento de Infantaria Nº 13 (Vila Real).

Está habilitado com a Licenciatura em Ciências Socio-Militares (Infantaria) da Academia Militar, com o Curso de Promoção a Capitão da Escola Prática de Infantaria, com o Curso de Promoção a Oficial Superior e o Curso de Estado-Maior, ambos do Instituto de Altos Estudos Militares.

Ao longo da sua carreira prestou serviço em diversas Unidades e Estabelecimentos do Exército e das Forças Armadas, nomeadamente no Regimento de Infantaria Nº3 (RI 3), no Quartel-General da Região Militar Sul (QG RMS), no Estado-Maior do Exército (EME), no Instituto de Altos Estudos Militares (IAEM), no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), na Direção de Doutrina do Comando de Instrução e Doutrina do Exército (DD/CID), no Comando das Forças Terrestres e, mais recentemente, no Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (GabCEMGFA), onde desempenhou a função de Assessor Pessoal.

Cumpriu três missões fora do território Nacional. A primeira em 1995/96 como Oficial de Operações e 2º Comandante da Companhia Logística Nº6 da UNAVEM III em Angola; a segunda, em 2000, como Oficial de Logística do Agrupamento Conjunto ALFA/BLI/SFOR II na Bósnia-Herzegovina e a terceira, em 2012, na ISAF, Afeganistão, onde integrou a Military Advisor Team do 4º Contingente Nacional, como Assessor.
É casado, tem dois filhos e reside em Beja.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo