Beja: Conselho Diretivo do Sporting adia Congresso Leonino para junho de 2020.

A 10.ª edição do Congresso Leonino estava prevista para os dias 16 e 17 de Novembro em Beja foi adiado para junho de 2020. A decisão do Sporting Clube de Portugal (SCP) prende-se com a  “situação de vivência associativa complexa e com várias tensões e por falta de mobilização dos sócios”.

Em comunicado (https://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/comunicados/2019-11-02/x-congresso-leonino-adiado), o Conselho Directivo do Sporting refere que recebeu, por parte da Comissão Organizadora do Congresso Leonino, “a recomendação para o adiamento do X Congresso Leonino para o decurso do primeiro semestre de 2020, mais concretamente para o mês de Junho”.

O adiamento do Congresso Leonino é sustentado pela falta de mobilização por parte dos sócios e a “situação de vivência associativa complexa e com várias tensões”, que levaram à realização de sete assembleias em 23 meses.

No nota explicativa, o Conselho Diretivo sustenta que “no termo do período de inscrições estavam inscritos apenas cerca de 50 associados. A despesa de organização de um Congresso Leonino é avultada e é manifestamente desproporcional, atendendo à reduzida mobilização suscitada”, acrescenta o clube.

Recorde-se que no passado dia 23 de julho, o Lidador Notícias (LN) revelava que a realização do evento iria decorrer em Beja, num trabalho conjunto da Câmara Municipal de Beja e Conselho Diretivo do Sporting. Na altura foi também revelado que na mesma data realizar-se-á o Congresso Internacional Soror Mariana Alcoforado.

Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja e Frederico Varandas, presidente do Conselho Diretivo do Sporting Clube de Portugal, reuniram diversas vezes até “acertar as agulhas” para a realização em Beja do X Congresso Leonino. O evento que iria realizar-se entre 15 e 17 de novembro, tinha como cenários o Pax-Júlia Teatro Municipal e o Centro Unesco.

O Congresso Leonino é um evento agregador da família Sportinguista na qual os sócios e adeptos do Sporting se podem pronunciar abertamente sobre os assuntos relativos ao clube.

A periodicidade prevista para a realização do Congresso Leonino é de 4 em 4 anos, em território nacional ou internacional e a sua organização e promoção é responsabilidade do Conselho Directivo.

Lista de Congressos Leoninos efectuados até à data:

I Congresso Leonino – 24 a 26 de Maio de 1940, Lisboa, II Congresso Leonino – 16 a 22 de Outubro de 1966, Lisboa (integrado nas Comemorações do 60º aniversário do Sporting; a sessão de encerramento acabou por ocorrer a 23 de Outubro e não a 22 devido ao falecimento do sócio n.º 1 da altura, Augusto de Freitas), III Congresso Leonino – 19 a 21 de Junho de 1981, Lisboa, IV Congresso Leonino – 31 de Julho a 2 de Agosto de 1982, Rio de Janeiro, Brasil, V Congresso Leonino – 27 de Julho a 12 de Agosto de 1983, Toronto, Canadá (inicialmente previsto para Newark em New Jersey, EUA), VI Congresso Leonino – 29 de Março a 7 de Abril de 1985, Funchal, Madeira (abertura) e Açores (encerramento), VII Congresso Leonino – 28 a 30 de Junho de 1996, Lisboa, VIII Congresso Leonino – 27 a 29 de Março de 2009, Santarém e IX Congresso Leonino – 7 e 8 de Junho de 2014, Estádio José Alvalade (inicialmente previsto para Alcochete).

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo