Beja: Concerto da OLE comemora 371º aniversário do Regimento Infantaria 1.

Integradas nas cerimónias comemorativas do 371º aniversário do Regimento de Infantaria 1, sediado em Beja, realiza esta quarta-feira no Cine Teatro Pax-Júlia, um concerto da Orquestra Ligeira do Exército (OLE).

O Regimento de Infantaria n.º 1, com sede em Beja e com um Destacamento em Tavira, comemora no dia 27 de setembro o seu Dia da Unidade, data na qual este Regimento participou na Batalha do Buçaco contra as forças invasoras napoleónicas.

Nesta batalha, travada durante a Terceira Invasão Francesa e no decorrer da Guerra Peninsular, o modo arrojado, corajoso e dedicado do Regimento levou a que este dia se perpetuasse como dia maior na memória dos seus militares.

O Regimento de Infantaria N.º 1 em colaboração com a Camara Municipal de Beja, proporcionam à população de Beja um concerto da Orquestra Ligeira do Exercito (OLE) no dia 25 de setembro de 2019, pelas 21h30, no Cine Teatro Pax Júlia. O concerto é gratuito e poderão reservar os seus bilhetes no Cine Teatro Pax Júlia.

Resenha Histórica da Orquestra Ligeira do Exército

Sedeada no Centro Militar de Eletrónica, em Paço de Arcos, a OLE iniciou as suas atividades em 1977, sucedendo a um agrupamento musical militar criado pela Região Militar de Lisboa, que no início dos anos 70 fez furor num programa radiofónico da Rádio Difusão.

Executando composições ligeiras, a OLE tem procurado incrementar o gosto pela música nacional, desenvolvendo para o efeito um trabalho de recolha, instrumentação e difusão de temas de raiz popular, sendo hoje considerada como uma verdadeira “embaixadora” do Exército Português junto da sociedade militar e civil, contribuindo para a sua afirmação e valorização cultural. A Orquestra é solicitada para atuar nos mais variados eventos

O seu currículo não se resume às fronteiras nacionais, tendo já efetuado variados concertos no estrangeiro, especialmente dirigidos às comunidades portuguesas. Neste âmbito, destaca-se a digressão efetuada por França e Andorra, a convite do Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, associando a OLE às celebrações dos 30 anos do 25 de Abril, que se constituiu um fator de importante proximidade entre Portugal e as suas comunidades radicadas naqueles países.

Por Decreto de 16 de julho de 2008 de Sua Excelência o Presidente da República, a OLE foi agraciada com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos. A Orquestra Ligeira do Exército é Chefiada pelo SCH Músico Cândido Manuel Leitão Ameixa, natural de Beja.

Share This Post On
970x90_logo