Beja: Cimeira dos “Amigos da Coesão” já tem lugar definido. Beja Merece+ vai protestar.

Beja vai receber a Cimeira dos “Amigos da Coesão” da União Europeia e vai realizar-se no antigo Convento de São Francisco. Beja Merece + vai divulgar hoje, ações de protesto.

A iniciativa agendada para o dia 1 de Fevereiro e o local escolhido foi o antigo Convento de São Francisco, convertida em Pousada e que integra a rede  Pousada de Portugal com a classificação de Pousada Histórica, tendo, entre outras utilidades, sido o quartel onde esteve instalado o Regimento de Infantaria 17.

Segundo apurou o Lidador Notícias, deverão existir algumas restrições ao nível do trânsito, sem interrupção total das ruas de acesso ao centro da cidade, em particular nas ruas de acesso ao Convento. Na Rua D.Nuno Álvares Pereira, depois do Parque de Estacionamento da PSP, alguns lugares de estacionamento deverão ser suprimidos.

ATUALIZAÇÃO: O Movimento Beja Merece +, emitiu um comunicado onde convoca a comunicação social para uma conferência de imprensa a realizar na sede da Associação de Defesa do Património de Beja, a partir das 18,30 horas, “como o objetivo de apresentar aos jornalistas as iniciativas a levar a cabo por ocasião da referida cimeira, como forma, de mais uma vez, alertarmos para o recorrente abandono que a nossa região tem sido alvo”.

Vão participar na Cimeira, a convite de António Costa, primeiros-ministros e ministros de Portugal, República Checa, Grécia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Chipre, Croácia, Estónia, Hungria, Letónia, Bulgária, Malta, Roménia, Espanha e Itália.

A iniciativa conta ainda com a participação dos Comissários Europeus da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e do Orçamento e Administração, Johannes Hahn.

A última Cimeira dos “Amigos da Coesão” decorreu em Novembro do ano passado, em Praga, capital da República Checa.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo