Beja: BA 11 recebe em maio o NATO TIGER MEET. 17 de maio, dia de “Base Aberta”.

Pela terceira em 56 edições a Base Aérea 11 vai receber em maio o NATO TIGER MEET. São esperados 3.000 militares, 100 aeronaves de 20 esquadra, oriundas de 14 países.

A Base Aérea (BA) 11, sediada em Beja, vai receber entre 10 e 22 de maio, a 56ª edição do NATO “TIGER MEET” (NTM), definido como o maior encontro do mundo de Esquadras de voo Tigres, organizado pela Associação de Tigres da NATO (North Atlantic Treaty Organization).

São esperados em Beja 3.000 militares, 100 aeronaves de 20 esquadra, oriundas de 14 países, sendo 12 da NATO e dois convidados, a Suíça e a Áustria. Esta será a terceira vez que a BA11 recebe o “TIGER MEET”, as outras duas ocorreram em 1996 e 2002 e a primeira vez que se realizou em Portugal, corria o ano de 1987 e teve como cenário a BA6, no Montijo.

A organização do evento pertence à Esquadra 301-Jaguares, da BA 5, em Monte Real, tendo o anúncio sido feito em maio do ano passado, dias depois da coroação dos vencedores da edição de 2019, que teve como cenário a BA 118, em Mont-de-Marsn, em França, notícia que foi divulgada em 31 de maio de 2019 pelo Lidador Notícias.

O aspeto publicitário mais visível da Associação de Tigres da NATO é o “Tiger Meet”, durante o qual os esquadrões membros se reúnem para exercícios, conferências e encontros sociais.

A apresentar o NTM às autoridades locais, na Câmara de Beja estiveram o Coronel PilAv Paulo Costa, comandante da BA11 e o Coronel PilAv Carlos Lourenço, da Direção de Operações Aérea do Comando Aéreo, sediado em Monsanto (na foto), tendo-se ficado a saber que no dia 17 de maio, será o dia de “Base Aberta”, integrada nas come orações do aniversário da Força Aérea (FAP), decorrendo diversas atividades paralelas na cidade.

A edição de 2019 do “NTM” em França, marcou o regresso, 8 anos depois, da Esquadra 301-Jaguares, que representou a FAP que valeu o Silver Tiger Trophy aos portugueses.

Ao fim de nove dias de competição os militares lusos arrecadaram o Tigre de Prata e ainda o Tiger Spirit Award (Prémio Espírito Tigre).

Para se ter uma real dimensão do “TIGER MEET” (https://www.natotigers.org/tiger-meets), o ano passado na base Mont-de-Marsn, em França, marcaram presença, 24 esquadras, sendo 14 participantes em voos, 4 como observadores, 2 como visitantes e 4 como participantes externos, só da esquadra portuguesa estiveram presentes 31 militares.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo