Your SEO optimized title

Beja: Assembleia Municipal reúne hoje em sessão extraordinária.

A eleição de uma nova Mesa, marca a reunião de hoje da Assembleia Municipal de Beja que tem no Orçamento, Grandes Opções do Plano, Mapa de Pessoal são os principais pontos da Ordem de trabalhos.

A Assembleia Municipal de Beja (AMBeja) vai reunir hoje em sessão extraordinária, pelas 18.00 horas, no Salão Nobre do edifício do ex-Governo Civil e começa com a eleição de um novo órgão de direção da AMBeja, com vista à substituição do presidente Fernando Romba, que apresentou a demissão do cargo.

Romba foi empossado no passado dia 20 como Primeiro Secretário do Secretariado Executivo da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL).

Os pontos principais desta sessão extraordinária, destinam-se a discutir e a votar as propostas de aprovação das Grandes Opções do Plano e Orçamento e do Mapa de Pessoal da Câmara Municipal de Beja para o ano 2018.

Recorde-se que as mesmas foram aprovadas, com os votos a favor da maioria, PS, e as abstenções da oposição, CDU, em reunião extraordinária do Executivo realizada no passado 11 de janeiro. “Rigor, Transparência, Transição”, foi assim que o presidente da Câmara de Beja definiu o Orçamento, no valor de 33,8 milhões de euros.

Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja, justificou que “não é um orçamento de terra queimada”, sustentado que para 2018 “são prioridades o aumento do valor das transferências para as freguesias do concelho que há 8 anos que não sofriam um aumento baseado em mais 5% e para os Bombeiros Voluntários de Beja, em mais 10%”, concretizou. Uma das grandes apostas da autarquia passa pela recuperação urbanística, estando prevista uma intervenção no Mercado Municipal, nas Piscinas Descobertas e na Casa da Cultura.

Entre a eleição da Mesa da Assembleia Municipal e a Ordem do Dia, há um período destinado à intervenção do público.

Recorde-se que na Assembleia Municipal de Beja, o PS e CDU, têm 15 eleitos cada, PSD, Bloco de Esquerda e Independentes (presidente da Junta de Freguesia de São Matias), completam o elenco com um eleito cada. Na sessão de instalação da Assembleia Municipal, realizada em 19 de outubro, e na primeira reunião no novo ciclo autárquico, realizada em 22 de novembro, a “Geringonça Autárquica” (PS+PSD+BE+IND) derrotou a CDU.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On