Beja: Abastecimento público de água traz um investimento de 7,4 milhões de euros.


O investimento já em curso contempla duas empreitadas, a nova Estação de Tratamento de Água da Magra que fará abastecimento de água a Beja, Salvada, Quintos, Cabeça Gorda e Baleizão.

Inclui também o novo sistema adutor com uma extensão de 38 quilómetros. O investimento total das duas intervenções será de 7,4 milhões de euros.

Este investimento é realizado com recurso à Águas Públicas do Alentejo, uma parceria entre o estado e os municípios, onde Beja naturalmente participa, intervindo a EMAS de Beja mediante delegação de competências da Câmara Municipal. Trata-se de um projeto cofinanciado a 85% pela União Europeia, através do POSEUR, no âmbito do Portugal 2020.

Esta empreitada inclui a construção de uma Estação de Tratamento de Água de última geração, preparada para recorrer às melhores tecnologias disponíveis para o efeito.

O sistema contempla o reforço de água a Beja com ligação ao reservatório da Atalaia, principal reserva de água da cidade, onde se juntará às condutas provenientes das captações subterrâneas existentes em torno da cidade e à conduta adutora que vem da Barragem do Roxo.

Com origem nesta ETA, desenvolvem-se mais duas linhas de abastecimento independentes que conduzirão a água ao reservatório já existente de Baleizão e ao novo reservatório de Salvada, que permitirá o abastecimento gravítico a Cabeça Gorda e Quintos.

A construção já em curso destas condutas adutoras alcançara uma extensão próxima dos 38 km de extensão.
Concorreu para esta possibilidade a crescente cooperação entre a EDIA e a grupo Águas de Portugal que tornou possível a utilização da barragem da Magra e infraestruturas associadas, inseridas no sistema de Alqueva, como ponto de fornecimento de água a este novo sistema.

Esta possibilidade ficou materializada no acordo de cooperação assinado no passado sábado entre as duas entidades, na presença dos Ministros do Ambiente e da Agricultura.


Share This Post On
468x60.jpg