Beja: A cidade recebe dois Congressos entre 15 e 17 de novembro.

De 15 a 17 de novembro de 2019, tal como o Lidador Notícias tinha avançado no dia 23 de julho, Beja vai ser palco de 2 Congressos.

A notícia foi confirmada por Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja, que a sua página de facebook, refere que vai realizar: o “Congresso Internacional sobre Mariana Alcoforado”, no âmbito das comemorações dos 350 anos da primeira edição das “Cartas Portuguesas” e que decorrerá no Museu Regional, na Santa Casa da Misericórdia e no Centro Social do Lidador, com uma estimativa de cerca de 50 inscritos.

Na mesma data a cidade de Beja recebe o “X Congresso Leonino”, pela primeira vez no sul do país e que juntará todo o Universo Sporting Clube de Portugal no Pax-Júlia, no Centro UNESCO e no Pavilhão dos Sabores do Parque de Feiras e Exposições, com uma estimativa de cerca de 400 participantes.

Sobre o Congresso Internacional Soror Mariana Alcoforado.

«Melancolia, Amor e Cartas». Congresso Internacional Soror Mariana Alcoforado (1640-1723).
Beja, Portugal – 15 a 17 de novembro de 2019.

Oradores convidados: Anna M. Klobucka, Manuela Parreira da Silva, Filipe Delfim Santos.

A Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com a Universidade de Massachusetts Dartmouth, e com o apoio da Câmara Municipal de Beja, promove o Congresso Internacional Soror Mariana Alcoforado, a ter lugar em Beja, de 15 a 17 de novembro de 2019, para marcar os 350 anos de a edição de Lettres portugaises traduites en françois(Paris: Chez Claude Barbin, de 1669).

A cidade de Beja vai receber, de 15 a 17 de novembro, um congresso internacional sobre Soror Mariana Alcoforado, a freira portuguesa que se acredita ter escrito as cinco cartas de amor publicadas há 350 anos, em Paris. Organizado por investigadores da Universidade Nova de Lisboa em colaboração com a Universidade de Massachusetts e com a Câmara Municipal de Beja, “Melancholy, Love and Letters”, ainda sem programa completo, espera reunir vários investigadores, portugueses e estrangeiros, em torno da obra de Soror Mariana, cuja paixão permanece “no centro da galeria de mitos de amor portugueses, paralelamente à tragédia de Pedro e Inês”.

Sobre o Congresso do Sporting.

O Congresso Leonino é um evento agregador da família Sportinguista na qual os sócios e adeptos do Sporting se podem pronunciar abertamente sobre os assuntos relativos ao clube.

A periodicidade prevista para a realização do Congresso Leonino é de 4 em 4 anos, em território nacional ou internacional e a sua organização e promoção é responsabilidade do Conselho Directivo.

Lista de Congressos Leoninos efectuados até à data:

I Congresso Leonino – 24 a 26 de Maio de 1940, Lisboa, II Congresso Leonino – 16 a 22 de Outubro de 1966, Lisboa (integrado nas Comemorações do 60º aniversário do Sporting; a sessão de encerramento acabou por ocorrer a 23 de Outubro e não a 22 devido ao falecimento do sócio n.º 1 da altura, Augusto de Freitas), III Congresso Leonino – 19 a 21 de Junho de 1981, Lisboa, IV Congresso Leonino – 31 de Julho a 2 de Agosto de 1982, Rio de Janeiro, Brasil, V Congresso Leonino – 27 de Julho a 12 de Agosto de 1983, Toronto, Canadá (inicialmente previsto para Newark em New Jersey, EUA), VI Congresso Leonino – 29 de Março a 7 de Abril de 1985, Funchal, Madeira (abertura) e Açores (encerramento), VII Congresso Leonino – 28 a 30 de Junho de 1996, Lisboa, VIII Congresso Leonino – 27 a 29 de Março de 2009, Santarém e IX Congresso Leonino – 7 e 8 de Junho de 2014, Estádio José Alvalade (inicialmente previsto para Alcochete).

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo