Barrancos: Dia Regional na Herdade da Coitadinha.

Projeto Life Montado-Adapt hoje em debate no Dia Regional na Herdade da Coitadinha, no âmbito da ExpoBarrancos.

A EDIA e a Associação de Defesa do Património de Mértola, ADPM, em parceria com a Câmara Municipal de Barrancos, organizam o Seminário do Dia Regional da Herdade da Coitadinha, adquirida pela EDIA em 1997, como medida de compensação dos habitats submersos pela Barragem de Alqueva, onde serão apresentados diversos temas que afetam esta problemática.

O Montado, principal ocupação cultural do interior do nosso país, e principal sustento da economia das áreas rurais do Alentejo interior, encontra-se em declínio devido a vários fatores. O projeto Life Montado-Adapt, coordenado pela ADPM, do qual a EDIA é parceira, tem como objetivo principal atenuar as consequências das alterações climáticas, melhorando a sua sustentabilidade do ponto de vista económico, social e ambiental nas zonas de intervenção.

Esta iniciativa apoiada pela Comissão Europeia, reúne 17 parceiros com o objetivo de implementar medidas em 11 propriedades piloto em Portugal e Espanha, entre as quais a Herdade da Coitadinha, em Barrancos.

Com base nas condições locais será desenvolvido um Plano ILU (uso integrado da terra) a ser executado e monitorizado nessas propriedades.

O Seminário realiza-se hoje pelas 15h, integrado na programação da ExpoBarrancos.

Programa:

15h00 – Sessão de Abertura | Presidida pelo Sr. Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, 15h30 – O declínio do Montado de Sobro e Azinho | Nuno Ribeiro, UÉvora, 15h50 – A Ameaça das Alterações Climáticas | André Vizinho, FCUL, 16h10 – O projeto LIFE Montado-Adapt no Parque de Natureza de Noudar | Diogo Nascimento, EDIA, 16h30 – Medidas de Adaptação: pastagens biodiversas vs. microrganismos do solo | Isabel V. Castro, INIAV, 16h50 – Debate | Moderação por Guilherme Santos, ICNF e Final – Degustação de Presuntos e Enchidos

Share This Post On
970x90_logo