ANPC: “A TERRA TREME”, exercício público no dia 5 de novembro.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) promove no próximo dia 5 de novembro, às 11,05 horas, A TERRA TREME, Exercício Público de âmbito nacional de sensibilização para o Risco Sísmico.

O Exercício A TERRA TREME visa exercitar os “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – e dar a conhecer aos cidadãos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo.

O objetivo do Exercício é contribuir para o incremento de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes.

Além das escolas, cuja adesão à iniciativa tem aumentado todos os anos, a ANPC tem alargado a iniciativa a toda a sociedade a reflexão sobre a temática do risco sísmico e procurado envolver um número crescente de participantes neste exercício.

O Exercício “A TERRA TREME” em números

Ano de 2017: Participantes de organismos públicos e empresas- 78905, Participantes da comunidade escolar- 406902 e Participantes particulares- 22353.

Ano de 2016: Participantes de organismos públicos e empresas- 47960, Participantes da comunidade escolar- 316022 e Participantes particulares- 4371.

Este exercício é um ato de cidadania. Um compromisso cívico que exige a todos um empenhamento ativo na prossecução da sua própria proteção e segurançae a de todos os que nos rodeiam.

Share This Post On