Alqueva: Primeira praia já reabriu, em Monsaraz, e tem Bandeira Azul.

A praia fluvial de Monsaraz, a primeira existente no lago artificial do Alqueva, inaugurou dia 1 de junho a época balnear e vai hastear a Bandeira Azul no próximo dia 6.

A praia fluvial de Monsaraz, na barragem do Alqueva, inaugura a época balnear de 2018 esta sexta-feira, dia 1 de junho, e já tem tudo preparado para a cerimónia de hastear da Bandeira Azul, a primeira a ter lugar em praias interiores este ano.

A praia, que foi inaugurada o ano passado e recebeu mais de 80 mil visitantes, tem uma série de infraestruturas que a tornam uma Praia Acessível e por isso vai receber também uma menção honrosa para a praia mais acessível de 2017, recebendo ainda uma cadeira anfíbia da Fundação Vodafone.

Esta praia foi inaugurada o ano passado, sendo a primeira praia fluvial do Lago Alqueva – o maior lago artificial da Europa – e recebeu mais de 30 mil banhistas nos primeiros meses.

O município de Reguengos de Monsaraz decidiu então aumentar o areal para os atuais 150 metros de extensão e 8.750 metros quadrados de areia, e também o número de lugares de estacionamento (500).

Na areia, onde já existiam 20 toldos, e numa zona relvada foram criadas novas zonas de sombreamento em completamento das sombras naturais de algumas árvores.

Já dentro de água continua a existir uma estrutura flutuante, que dá forma a uma piscina de 100 metros quadrados, com zona para crianças e adultos e solário. Garantidos estão também uma torre de vigilância com nadadores-salvadores, posto médico, duches, chuveiro duplo com lava-pés e rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade. Os visitantes têm igualmente à disposição um bar e restaurante, assim como um parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água, no Centro Náutico de Monsaraz.

A praia fluvial de Monsaraz é a primeira praia do Grande Lago Alqueva, a outra é a de Moura, estando em construção a de Amieira (Portel). Trata-se de um dos maiores lagos artificiais da Europa, com uma albufeira de 250 quilómetros quadrados e que abrange cinco concelhos do Alentejo.

Share This Post On