Aljustrel: Festival Festicante traz o México à “Vila Mineira”.


Festicante chega este ano mais cedo a Aljustrel. Nos dias 30 e 31 de agosto e 1 de setembro, a vila mineira vai receber um dos eventos mais singulares da região, organizado pela Câmara Municipal de Aljustrel, com o intuito de promover o cante alentejano.

Após Cuba, Espanha e os países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), e à semelhança dos anos anteriores, o Festicante, subordinado ao lema “Nós e o Mundo, vai dar a conhecer o Alentejano mas também um pouco da cultura do México, país convidado desta edição.

Ao longo destes três dias, espetáculos musicais com vozes nacionais, regionais e locais, exposição de pintura e mostras de produtos e gastronomia vão juntar-se às músicas e danças mexicanas, mas também à culinária deste país – reconhecida como património mundial pela Unesco em 2006 – com as suas afamadas iguarias, como o chili con carne, os burritos, os nachos ou as tortillas.

José Cid, Celina da Piedade e Grupo Coral “Flores de Primavera, Paulo Ribeiro e os Camponeses de Pias, C.C. & Zé Liaça, mas igualmente diversos grupos corais e de música tradicional alentejana são os artistas que subirão ao palco do Parque da Vila para representar Portugal e o Alentejo. Do lado mexicano foram convidados os grupos Los Alebrijes, Trio Mariachi  e Los Cavakitos para trazer a Aljustrel um pouco deste país latino-americano, de origem milenar, profundamente marcado pela influência de povos pré-colombianoscomo os astecas e maias, e também dos espanhóis, que ocolonizaram e impuseram as suas tradições.

A autarquia espera que este festival, para além de promover o diálogo intercultural e de dar a conhecer o cante, a região e os seus produtos, possa também contribuir para dinamizar o comércio local, em particular a hotelaria e a restauração, mas não só.

PROGRAMA (PARQUE DESPORTIVO DA VILA)

SEXTA-FEIRA, 30 AGOSTO

18h30 – Cerimónia de Inauguração, com a participação dos grupos: Grupo Coral Infantil do CAIM – 1º Ciclo; Grupo Coral da Freguesia de S. João de Negrilhos; Grupo Coral Rosas de Abril, 19h30 – Inauguração da Exposição Coletiva NAVA, com o artista mexicano Rafael Ibarra, no Centro d’Artes de Aljustrel, 20h00 – Ventos Alentejanos, 21h30 – Cantadores do Alentejo, 23h15 – Grupo Coral do Centro Republicano “Os Cigarras”, 23h30 – Los Cavakitos e 01h00 – Dj  MassiveChilde.

SÁBADO, 31 AGOSTO

17h30 – Workshop de Culinária Portuguesa com o chefe do restaurante “Fio de Azeite” do Hotel Villa Aljustrel, David Marques, 18h00 – Grupo Etnográfico de Danças e Cantares Planície Alentejana, 19h00 – Cante à Mesa, com o grupo “Cantando o Alentejo”, 20h30 –  Grupo de Cantares Feminino de Aljustrel, 21h00 – Paulo Ribeiro e os Camponeses de Pias, 22h00 – Trio Mariachi, 23h00 – José Cid e 01h00 – C.C. & Zé Liaça.

 DOMINGO, 1 SETEMBRO

17h30 – Workshop de Culinária Mexicana, 18h30 – Workshop de Danças Tradicionais Mexicanas pelo grupo “Los Alebrijes”, 19h00 – Grupo Coral Margens do Roxo, 19h30 – “Los Alebrijes” , 20h30 – Moços D´uma Cana e 21h30 – Celina da Piedade e Grupo Coral “Flores de Primavera”.


Share This Post On
468x60.jpg