Aljustrel: Aprovados Orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP).

As Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento da Câmara Municipal de Aljustrel para 2020 foram aprovadas por maioria, na sessão da Câmara Municipal realizada no dia 6 de novembro de 2019.

A proposta foi aprovada com os votos a favor dos eleitos do PS e a abstenção dos vereadores eleitos pela CDU.

O orçamento aprovado, com um valor total de 16 996 543 euros, é assumidamente de continuidade em relação ao exercício anterior e reflete as orientações estratégicas que o Município de Aljustrel pretende implementar nos próximos anos.

De referir ainda que a correspondência das Grandes Opções do Plano, documento de cariz fundamentalmente técnico-legal, à estratégia de desenvolvimento do concelho deverá fazer-se a vários níveis, associando orientações estratégicas de nível concelhio, intermunicipal, regional e nacional, procurando, em simultâneo, estabelecer objetivos que se integrem nas oportunidades de financiamento no âmbito da elegibilidade dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento e programas nacionais de financiamento.

No quadro de desenvolvimento do Concelho da Aljustrel, em termos de qualidade de vida e sustentabilidade de longo prazo, a autarquia pretende promover a coesão social e intraterritorial, num clima de cooperação intergeracional e social, em que as relações solidárias sejam dominantes.

Ambiciona a edilidade presidida por Nelson Brito (na foto), um concelho mais aberto a relações profícuas com os territórios e gentes em que se envolve, com o país e a comunidade internacional, particularmente através da diáspora aljustrelense espalhada pelo Mundo, promovendo a interculturalidade, onde as pessoas e famílias que, ambicionando a felicidade com respeito pelo planeta, apostem em consumos saudáveis e sustentáveis.

Em termos socioeconómicos, é desejável um tecido empresarial diversificado, sectorialmente e na escala, que saiba praticar a responsabilidade social e ética perante o território e comunidades em que se integra, gerador de trabalho e emprego dignos para a grande maioria da população ativa.

Sendo o bom desempenho dos projetos apoiados por fundos externos estratégico para o desenvolvimento do concelho, a Câmara Municipal de Aljustrel, no decorrer do ano de 2020, vai dar continuidade à execução de diferentes operações com financiamento aprovado e previsto Fundos Europeus Estruturais e de Investimento e em programas nacionais.

Foto: Tribuna Alentejo

Share This Post On
970x90_logo