Alentejo: Resultados da Fase I da Operação Campo Seguro 2019 no Alentejo.

Durante a Fase I da Operação Campo Seguro, promovida pela Guarda Nacional República, no Alentejo não foi feita a apreensão de material furtado das explorações agrícolas.

A GNR tem no terreno até ao dia 31 de janeiro, a Fase II da Operação Campo Seguro, onde vai intensificar o patrulhamento nas explorações agrícolas, em todo o Território Nacional, promovendo ao mesmo tempo ações de sensibilização e informação junto das comunidades rurais, particularmente dos agricultores, sobre medidas de prevenção e proteção contra furtos, especialmente de produtos agrícolas, como a castanha e a azeitona, mas também de cobre e outros metais não preciosos.

De acordo com dados fornecidos pelo Comando Geral da Guarda, durante a Fase I da Operação, foram identificados sete indivíduos, não se tendo verificado qualquer detenção ou recuperação de material (azeitona, castanhas, pinhas, cortiça ou metais não preciosos), tendo sido realizadas 7478 ações de sensibilização, que no total envolveu 4587 militares.

Relativamente à Fase II da Operação Campo Seguro de 2018, foram 3.128 quilos de azeitona, 463 quilos de pinhas e 100 quilos de metais não preciosos, detidos 23 indivíduos e identificados 123, tendo sido promovidas 13711 ações de sensibilização, mobilizado 8271 militares.

No distrito de Beja e relativamente às ações levadas a cabo na área do Comando Territorial de Beja, entre 4 e 1o de novembro foram detidos 4 indivíduos e apreendidos 470 quilos de azeitona e no período de 11 e 17 de novembro foram apreendidos 400 quilos de azeitona.

Na Operação Campo Seguro a GNR empenha militares de diferentes valências policiais, nomeadamente, dos Comandos Territoriais, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente, da Investigação Criminal e da Unidade de Ação Fiscal, existindo ainda um reforço do patrulhamento a cavalo. Para fazer face à criminalidade transfronteiriça, serão efetuadas ações de fiscalização em coordenação com a Guardia Civil de Espanha.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On
970x90_logo